sexta-feira, agosto 31, 2007

Novo "Khodorkovski" ou centralização do poder?


O Ministério do Interior da Rússia emitiu uma ordem de captura internacional contra o magnata do petróleo Mikhail Gutseriev, acusado de vários delitos económicos, entre os quais fuga fiscal, informou o Departamento de Investigação desse ministério.
“Em 23 de Agosto surgiram dados suficientes para afirmar que Mikhail Gutseriev abandonou o território da Federação da Rússia. No dia 24 foi emitida contra ele uma ordem de captura internacional” – lê-se num comunicado publicado por esse departamento.
Na passada terça-feira, um tribunal de Moscovo ordenou a prisão do magnata por não ter respeitado a medida de residência fixa e se encontrar em parte incerta.
A imprensa russa escreve hoje que Gutseriev se encontra em Londres e pretende pedir asilo político na Grã- Bretanha. Segundo o diário económico “Vedomosti”, os problemas de Gutseriev com os organismos fiscais, que começaram há cerca de um ano, tiveram origem nas suas “divergências com o Kremlin e a sua recusa de vender a companhia Russneft”.

Em Janeiro passado, o Comité de Investigação do Ministério do Interior da Rússia anunciou a abertura de uma processo sobre a “evasão fiscal em grande escala” pela Russneft e “negócios ilegais” de Gutseriev.
Em Julho, o Tribunal Lefortovski de Moscovo prendeu 100% das acções da Russneft, mas a companhia russa recorreu dessa decisão. O caso será examinado em segunda instância no próximo dia 5 de Setembro. A Russneft, que faz parte das dez maiores empresas de exploração de gás e petróleo da Rússia, reúne 30 empresas de produção, três refinarias, duas empresas de transporte e uma rede de 300 postos de abastecimento.
No mesmo mês, Gutseriev, cuja riqueza foi calculada em cerca de três mil milhões de dólares pela revista Forbes, demitiu-se do cargo de director da Russneft e anunciou tencionar vender a empresa e dedicar-se à ciência. O homem de negócios afirmou então que fazia isso “devido à pressão das forças de segurança”.
Nessa altura, foi anunciado que a companhia Russneft poderia ser adquirida pela Basic Element, empresa de Oleg Deripaska, oligarca próximo do Kremlin, por três mil milhões de dólares. Segundo os peritos, o valor de mercado da Russneft é de 08-10 mil milhões de dólares.

Sem comentários: