domingo, setembro 09, 2007

Internet ucraniana publica conversa comprometedora do Presidente russo com o Primeiro-ministro ucraniano


Dois jornais electrónicos ucranianos publicaram hoje o que dizem o teor de uma conversa confidencial entre Vladimir Putin, Presidente da Rússia, e Victor Ianukovitch, Primeiro-ministro da Ucrânia.
A conversa entre Putin e Ianukovitch, segundo os jornais Rupor.info e Realnaia politika, teve lugar nos finais do mês de Agosto durante a visita do Primeiro-ministro ucraniano à capital russa.
Segundo a versão escrita da conversa publicada nos jornais electrónicos, Vladimir Putin tenta convencer o seu interlocutor a prestar apoio às companhias russas de energia na Ucrânia e a “criar um meio extremamente desconfortável para as companhias ocidentais que tentam realizar grandes projectos na Ucrânia com vista à extracção de hidrocarbonetos na plataforma continental do Mar Negro”.
“Trata-se de um momento muito oportuno: no nosso e vosso países realizam-se eleições. Podemos sincronizar os programas, alguns projectos conjuntos na política internacional” – declara Vladimir Putin.
“Sim, sim. Temos um plano para fazer da língua russa estatal...” – responde Victor Ianukovitch.
“Seguimos atentamente a situação na Ucrânia – interrompe Putin, e acrescenta – nós apoiamos os anseios dos partidos da coligação. Mas há um grande risco. Parece-me que os vossos e os nossos eleitores querem definição: tanto no que diz respeito à língua russa como em relação à NATO. É preciso articular isso de forma mais precisa”.
O Partido das Regiões, dirigido por Victor Ianukovitch, fez dos referendos sobre o estatuto da língua russa na Ucrânia e sobre a adesão do país à NATO duas das principais bandeiras na campanha eleitoral, que decorre presentemente na Ucrânia.
O Presidente russo propõe também a Ianukovitch que apoie a criação da União dos Povos Eslavos (Rússia, Ucrânia e Bielorrússia).
“Penso ser necessário procurar novas abordagens do esquema de integração. Temos uma iniciativa que podemos abordar em concreto. No contexto da sincronização de projectos políticos nas eleições, propomos a criação de uma União dos Povos Eslavos” – declara Putin, e frisa: “É preciso uma nova forma, um novo algoritmo de integração regional. Não conseguimos criar o Espaço Económico Único, a Comunidade de Estados Independentes não funciona. Deve haver uma nova ideia. Estou convencido que esta ideia terá êxito na Ucrânia e no nosso país”.
Victor Ianukovitch responde que isso dependerá do resultado das eleições parlamentares na Ucrânia, marcadas para 30 de Setembro, mas Putin não tem dúvida quanto aos resultados.
“Faremos tudo o que de nós depende para que os nossos projectos económicos, políticos, integracionais tenham continuação e para que não seja preciso começar através do zero. Penso que o Governo de Ianukovitch irá continuar a trabalhar”.
“A publicação desta conversa pode provocar um colossal escândalo internacional com as consequências mais sérias” – comenta o diário electrónico russo MIGnews.com.
O teor da conversa entre Putin e Ianukovitch foi publicada não só durante a campanha eleitoral na Ucrânia e na Rússia, mas também na véspera da cimeira União Europeia – Ucrânia, que se realizará a 14 de Setembro em Kiev e onde participará o Primeiro-ministro português, José Sócrates.
Em 2000, um major dos serviços secretos ucranianos, publicou escutas de conversas do ex-presidente do país, Leonid Kutchma, que comprometeram fortemente o então dirigente da Ucrânia.


Sem comentários: