segunda-feira, setembro 10, 2007

Mais de cem milionários e multimilionários lutam por assento no Parlamento da Ucrânia


Mais de cem milionários e multimilionários ucranianos estão nas listas dos quatro partidos que têm possibilidade de eleger deputados para a Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia, revela o jornal “Delo”. Nas eleições antecipadas, que se realizam a 30 de Setembro, os ucranianos deverão eleger 450 deputados da Rada Suprema. Depois de estudar a lista de candidatos, o jornal concluiu que cada uma das três forças políticas mais populares do país (Partido das Regiões, Bloco Nossa Rússia e Bloco Iúlia Timochenko) tem, pelo menos, um multimilionário que as financia. O Partido das Regiões, do primeiro-ministro Victor Ianukovitch, tem mais de quarenta milionários nas suas listas, enquanto o Bloco Nossa Ucrânia, do Presidente Victor Iuschenko, e o Bloco Iúlia Timochenko, da antiga primeira-ministra Iúlia Timochenko, têm igual número, mas juntos. Segundo o jornal “Delo”, os milionários não só financiam a campanha eleitoral, mas dirigem-na também em regiões concretas. Por exemplo, Vassili Gorbal, presidente emérito do banco “Ukrgazbank”, dirige a campanha eleitoral do Partido das Regiões em Kiev, capital do país. “O Partido Comunista da Ucrânia, que declara não ter oligarcas nas suas listas eleitorais, também não limita o seu financiamento às quotas dos militantes” – informa o jornal Delo, acrescentando que o orçamento eleitoral dessa força política é financiada a 90% pelo homem de negócios russo Konstantin Grigorichin, que tem um homem seu nas listas comunistas: Evgueni Marmazov. Segundo peritos citados pelo jornal, os partidos que pretendem superar a barreira dos 3% dos votos, que permite eleger deputados para a Rada Suprema, terão de gastar, na campanha eleitoral, um mínimo de 18 milhões de euros. O Estado concede até 3,5 milhões de euros a cada partido que elege deputados. As eleições de 2006 custaram ao erário público 22,5 milhões de euros, mas, segundo cálculos da Comissão Eleitoral Central, as eleições de 30 de Setembro vão exigir 52 milhões.

3 comentários:

Diogo disse...

Grande Gorbatchov! Democracia, glasnost e fundações: Fundação Gorbatchov - Onde é que o pai da “glasnost” foi arranjar dinheiro para fundações?

Keith says the Gorbachev Foundation obtains funding from outfits like the (tax exempt) Rockefeller Brothers Fund, the Mellon Foundation, the Ford Foundation ...

http://www.newswithviews.com/Betty/Freauf22.htm

cainat disse...

o problema é que todos querem o poder e para isso não medem forças nem consequências...por isso é que dá tanto jeito ter como "amigos" pessoas com tanto dinheiro e influência.

Marx disse...

Realidade surpreendente, sem dúvida, para os nossos padrões. Ou, se calhar, menos hipócrata. Faz lembrar a situação do lobying nos EUA. Actividade regulada, que terá o condão de tornar claro o que, por cá, se faz às escuras...