sexta-feira, outubro 26, 2007

Jorge Sampaio na Rússia e Estónia em missão humanitária


Jorge Sampaio, na qualidade de Enviado Especial do Secretário da ONU para a Luta contra a Tubeculose, encontra-se na capital russa para participar numa conferência organizada pela Global Business Coalition on HIV/AIDS, Tuberculosis and Malaria.
“Trata-se de uma reunião de um grupo de empresas que, nos termos da sua responsabilidade social, actua com vista à luta contra a SIDA, a Tuberculose e a Malária” – declarou o antigo Presidente português.
A lista distribuída à imprensa enumera 220 empresas envolvidas neste projecto, entre as quais está apenas uma portuguesa: o Grupo Visabeira.
“Venho da Conferência de Berlim, que aprovou uma declaração histórica dos 52 países europeus. Como se sabe, em alguns desses países há altas taxas de tuberculose e de ligação da tuberculose e da SIDA” – acrescentou Jorge Sampaio.
Segundo ele, “pela primeira vez foi tomada a decisão unânime de colocar a tuberculose como prioridade absoluta e em relação à qual é necessário mobilizar os cidadãos, a Organização Mundial de Saúde e outras instituições a fim de juntar recursos e incentivar a investigação científica para obter novas vacinas, tratamentos e medicamentos”.
“O mais grave é que nalguns países da Europa há novas estirpes de tuberculose muitiresistente extremamente perigosas e difíceis” – frisou Jorge Sampaio.
Após esta conferência em Moscovo, o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU parte para a Estónia, onde irá visitar um hospital para tuberculosos. A Rússia, a Estónia e outros países do Leste Europeu são aqueles onde a taxa de incidência da tuberculose e da SIDA são maiores no Velho Continente.
Jorge Sampaio aproveitou também a sua passagem por Moscovo para se encontrar com dirigentes políticos e religiosos no âmbito do programa “Aliança de Civilizações”.
“Num país tão vasto como a Rússia, onde há muitas religiões, a Aliança pretende compreender como é que pode beneficiar do diálogo entre elas, realizar trabalhos conjuntos” – declarou. “Estamos no início e estes contactos políticos são importantes para dar a conhecer o que é Aliança e quais os seus principais objectivos” – concluiu Jorge Sampaio.
O antigo Presidente português encontrou-se com o Metropolita Kirill, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Igreja Ortodoxa Russa, com Vladimir Iakunin, dirigente dos Caminhos de Ferro da Rússia e chefe de uma organização que impulsiona o diálogo entre civilizações, bem como com altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
Na Estónia, Jorge Sampaio irá discursar na conferência “Europa e Aliança de Civilizações – Unidos na diversidade”, organizada pela Embaixada de Portugal nesse país do Báltico. A conferência será inaugurada pelo Presidente da Estónia, Toomas Hendrik Ilvest, e nela intervirá, entre outros, o conhecido poeta estónio Jaan Kaplinski.
Jorge Sampaio terá também um encontro com o Primeiro-ministro estónio, Andrus Ansip.

Sem comentários: