terça-feira, outubro 23, 2007

O bipartidarismo manco

A última sondagem realizada pelo Levada Tsentr mostra que apenas dois partidos deverão superar a barreira dos 07 por cento nas eleições parlamentares de 02 de Dezembro, condição indispensável para eleger deputados.
Segundo esse estudo, o Partido Rússia Unida, que terá o Presidente Putin como cabeça de lista, deverá conseguir 67 por cento dos votos, o que permitirá a essa força política conquistar a maioria constitucional na Duma Estatal (Câmara Baixa) do Parlamento da Rússia.
O Partido Comunista da Federação da Rússia, em conformidade com esse mesmo estudo, conquistará 17 por cento dos votos.
Quanto aos restantes dezasseis partidos que poderão participar nas eleições se não forem afastados da corrida pela Comissão Eleitoral Central, nenhum deles deverá superar a barreira dos sete por cento. O Partido Liberal Democrático da Rússia, do ultranacionalista Vladimir Jirinovski, poderá ficar pela primeira vez de fora do Parlamento, pois as sondagens dão-lhe apenas seis por cento. O Partido Rússia Justa, criado pelo Kremlin para aglutinar o eleitorado de esquerda, deverá conseguir cerca de quatro por centro. Os partidos da oposição liberal: Iabloko e União das Forças de Direita, poderão conquistar dois e um por cento respectivamente.
Caso estes resultados se concretizem, o Partido dirigente pelo Presidente Putin terá o poder de fazer alterações à Constituição da Rússia.
À primeira vista, uma democracia bipartidária, à americana. Mas, na realidade, manca, pois uma das pernas em incomparavelmente maior do que a outra.
Se compararmos este sistema ao escudo da Rússia, teremos uma águia bicéfala, mas com uma cabeça de dinossauro e outra de pardal. Pouco estético.

Sem comentários: