quinta-feira, novembro 29, 2007

Kasparov denuncia conformismo do Ocidente


Garri Kasparov, antigo campeão do mundo de xadrez e dirigente da Frente Cívica Unida (FCU), acusou os dirigentes dos países ocidentais de terem dado “carta branca” ao Presidente Putin para reprimir a oposição.
“Elas (autoridades) já não reagem às críticas externas. A carta branca que Putin recebeu dos dirigentes dos países democráticos nas várias cimeiras dos sete leva-as a fazer o que querem. Não se sabe até onde irão” – declarou aos jornalistas que se reuniram junto do edifício onde reside o ex-campeão do mundo de xadrez, no centro de Moscovo.
Garri Kasparov saiu para a rua e falou com os jornalistas durante cerca de vinte minutos.
Uma das mais conhecidas figuras da oposição ao Presidente Putin considerou a sua detenção “uma violação sem precedentes da lei e da Constituição”.
“Trata-se de um sinal de que o poder não travará perante nada. Iremos exigir a abertura de processos-crime quanto a todas as violações da lei” – declarou Kasparov.
Garri Kasparov considerou que as autoridades violaram a lei quando “impediram o encontro do meu advogado comigo” e quando o tribunal se recusou a ouvir testemunhas que “podiam provar que eu não desobedeci às autoridades”.
“Fica-se com a impressão de que não há controlo sobre o que se passa nas esquadras da polícia, de que teve lugar um golpe constitucional e que todo o poder na Rússia está nas mãos de pessoas vestidas à civil, sem nome, mas perante os quais tremem os chefes da polícia” – frisou.
A polícia que se encontrava no local obrigou os jornalistas e manifestantes a dispersarem, ameaçando fazer novas detenções porque “está a ser realizado um ajuntamento não autorizado”.
A fim de evitar novas detenções, Kasparov retirou-se para casa, mas antes anunciou que pretende amanhã dar uma conferência de imprensa. Antes de entrar em casa depois de ter saído da prisão, Kasparov chamou a atenção para o facto de o seu país estar a avançar para uma ditadura.
“O regime entra numa fase muito perigosa de regresso à ditadura” – declarou o líder da oposição aos jornalistas e manifestantes que o esperavam junto da sua residência, no centro de Moscovo, após ter abandonado a prisão.
“Não me deixarei desencorajar na minha determinação de combater este regime. Entramos numa nova fase de oposição ao regime” – acrescentou o dirigente da organização Outra Rússia, que reúne várias forças da oposição a Vladimir Putin Kasparov tinha sido detido no passado sábado durante a “Marcha dos Discordantes” pela polícia de choque e condenado a cinco dias de prisão por “perturbar a ordem pública” e “organizar uma manifestação não autorizada”.
“Ele foi libertado um pouco antes do que nós pensávamos” – declarou aos jornalistas Marina Litvinovitch. A saída da prisão de Garri Kasparov, um dos principais adversários políticos do Presidente Putin, estava prevista para as 16.30 horas (13.30 TMG), mas isso acabou por ocorrer meia hora antes, o que foi inesperado para os seus correlegionários. Como era desconhecido estabelecimento prisional onde se encontrava detido este dirigente da oposição russa, dezenas de jornalistas e de apoiantes seus reuniram-se junto do edifício onde reside Kasparov a fim de ouvir as suas declarações.
A detenção de Kasparov, que já anunciou que irá lutar pelo cargo de Presidente da Rússia nas eleições de 02 de Março, foi condenada por numerosos políticos e organizações internacionais.
“As acções das autoridades russas – desde a detenção infundada do dirigente da oposição Garri Kasparov até ao espancamento de jornalistas, defensores dos direitos humanos e ao emprego de força exagerada em relação a manifestantes pacíficos – contribuiram para o estabelecimento de uma atmosfera em que é complicado ou mesmo impossível exprimir desacordo e falar das violações dos direitos do homem” – declarou Nicola Duckworth, directora da Amnistia Internacional para a Europa e Ásia Central.

1 comentário:

Anónimo disse...

Understandably your article helped me very much in my college assignment. Hats incorrect to you enter, intention look progressive for more related articles without delay as its sole of my favourite issue to read.