sábado, novembro 17, 2007

Presidente Saakachvili dá golpe populista para garantir reeleição



O Presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili demitiui Zurab Nogaideli do cargo de Primeiro-ministro do governo do país, substituindo-o por Lado Gurguenidzé.
Segundo fontes citadas pela imprensa georgiana, Nogaideli teria apresentado o seu pedido de demissão ao Presidente Saakachvili “por motivos de saúde”.
Na Primavera passada, o primeiro-ministro demitido foi submetido a uma complicada operação ao coração num hospital norte-americano.
Mikhail Saakachvili já anunciou o nome do político que irá substituir Nogaideli à frente do Governo da Geórgia. Trata-se de Lado Gurguenidzé, 37 anos, director-geral do Banco Nacional da Geórgia.
O anúncio da substituição do chefe do executivo foi feito pelo Presidente Saakachvili logo após o levantamento do estado de emergência no país, que tinha sido por ele imposto a 07 de Novembro, depois de graves confrontos entre a polícia e manifestantes da oposição que exigiam a demissão do dirigente georgiano.
Segundo a Constituição da Geórgia, a demissão do Primeiro-ministro implica a dissolução de todo o Governo. O Presidente Saakachvili e o novo dirigente do executivo têm agora dez dias para escolher ministros novos. Depois, o Parlamento deve, num prazo de uma semana, analisar a constituição do novo executivo e apoiá-lo ou não. Porém, tendo em conta que as eleições presidenciais antecipadas estão marcadas para 05 de Janeiro e que Mikhail Saakachvili, para se poder recandidatar ao cargo, terá de se demitir até 22 de Novembro, esses processos poderão ser acelerados.
“Nas próximas horas, a candidatura de Lado Gurguenidzé e dos novos ministros será apresentada ao Parlamento e espero que o órgão legislativo supremo confirma o novo Primeiro-ministro da Geórgia nos próximos dias” – declarou Saakachvili, numa conferência de imprensa realizada em Tbilissi.
“Precisamos de uma continuação mais activa das reformas iniciadas. Colocámos perante o novo Primeiro-ministro a tarefa de, nos próximos tempos, garantir a duplicação gradual das reformas na Geórgia, o aumento brusco dos salários dos pedagogos e da segurança social, a rápida multiplicação dos programas de emprego e uma informação maior à população sobre os resultados das nossas reformas” – acrescentou.
Segundo o Presidente da Geórgia, “isto é muito importante para que as nossas reformas adquirem um carácter mais activo e para que nós desenvolvamos ainda mais rapidamente o nosso país”.

Sem comentários: