quarta-feira, novembro 14, 2007

Rússia pode fornecer mísseis à Bielorrússia para responder a sistema norte-americano


Os fornecimentos de mísseis operativo-tácticos “Iskander” poderão ser uma das possibilidades de resposta assimétrica à instalação na Europa de elementos do sistema de defesa anti-míssil pelos Estados Unidos, considera o general Vladimir Zaritski, comandante das Tropas de Mísseis e Artilharia das Forças Armadas da Rússia.
“Porque não? Isso depende das condições criadas e da posição da Bielorrússia” – declarou o general, ao comentar uma declaração do seu colega bielorrusso, Mikhail Puzikov, sobre os planos de rearmamento de uma brigada de mísseis das Forças Armadas da Bielorrússia com complexos de mísseis “Iskander E”.
Além disso, defendeu o general Zaritski, o fornecimento às tropas dos complexos de mísseis mais modernos “Iskander” permitirá à Rússia compensar as perdas provocadas pelo cumprimento do Tratado sobre a Liquidação de Mísseis de Curto e Médio Alcance, assinado com os Estados Unidos em 1989.
“Tínhamos o complexo “Oka” que não tinha análogos no mundo, que foi liquidado e, durante muito tempo, não tínhamos mísseis com um alcance de tiro entre 300 e 500 quilómetros” – frisou o general russo. Vladimir Zaritski declarou que os novos complexos de mísseis poderão começar a ser fornecidos em 2009.

Sem comentários: