quinta-feira, dezembro 20, 2007

Rússia e Polónia resolvem "problema carnal"

A Rússia e a Polónia assinaram na quarta-feira um memorando que levanta a proibição, imposta há mais de dois anos, de importação de carne polaca, anunciou o Serviço Federal de Controlo Sanitário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) num comunicado.
“O director do Serviço, Serguei Dankvert e a directora do Serviço Veterinário da Polónia, Jewa Lech acabaram de assinar esse memorando” – comunicou a Rosselkhoznadzor.
A Rússia suspendeu em Novembro de 2005 as importações de carne proveniente da Polónia, acusando as empresas desse país da União Europeia de reexportar produtos animais de terceiros países, que constituíam perigo do ponto de vista sanitário.
A Polónia exigia o levantamento desse embargo e, em Novembro de 2006, respondeu com o bloqueio das negociações sobre a assinatura de um novo Acordo Estratégico entre a Rússia e a União Europeia.
O Acordo actualmente em vigora expira no fim do mês de Dezembro, mas um dos seus parágrafos prevê a sua vigência por mais um ano.
A 12 de Dezembro, Alexei Gordeiev, ministro da Agricultura da Rússia, anunciou aos jornalistas, depois de um encontro com o seu homólogo polaco, Marek Sawicki, que as restrições à importação de carne polaca seriam imediatamente levantadas depois da assinatura de um memorando entre os serviços sanitários dos dois países.
A partir de agora, está aberto o caminho para que a Rússia e a União Europeia retomem conversações com vista à revisão do Acordo Estratégico, documento que norteia as relações entre Moscovo e a Bélgica.
Segundo cálculos da União de Produtores de Carne da Rússia, a Polónia poderá exportar para a Rússia entre trinta e cinquenta mil toneladas de carne por ano. O mercado russo de carne e derivados é calculado em cerca de 15 mil milhões de euros.
P.S. É interessante assinalar que este problema, que envenenou seriamente as relações entre a Rússia e a União Europeia nos últimos anos, não mereceu qualquer atenção dos diários generalistas portugueses.

Sem comentários: