quarta-feira, janeiro 23, 2008

Delfim de Putin vencerá na primeira volta das presidenciais

Dmitri Medvedev, candidato ao cargo de Presidente da Rússia nas eleições de 02 de Março, vencerá na primeira volta, mostram sondagens realizados por vários estudos sociológicos.
Segundo dados de uma sondagem realizada pelo Levada-Tsentr, 82 por cento dos respondentes declararam que irão votar em Dmitri Medvedev, delfim de Vladimir Putin. Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Rússia, conseguiu o apoio de 09 por cento dos respondentes e Vladimir Jirinovski, líder do Partido Liberal Democrático, 08 por cento. Andrei Bogdanov, apoiado pelo Partido Democrático, e Mikhail Kassianov, dirigente da União Democrática Popular e candidato da oposição liberal, receberam o apoio de 01 por cento.
Por enquanto, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia registou Medvedev, Ziuganov, Jirinovski e Bogdanov como candidatos ao cargo de Presidente da Rússia. Quanto a Mikhail Kassianov, ele arrisca-se a ser afastado da corrida visto que a CEC o acusa de ter falsificado assinaturas de eleitores que o apoiam.
Kassinov teve de apresentar um mínimo de dois milhões de assinaturas de apoiantes visto que não é apoiado por partidos com assento na Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento russo. Segundo a lei eleitoral, se o número de “assinaturas incorrectas” for superior a 05 por cento do total, o candidato a Presidente será afastado da corrida eleitoral.
Nikolai Konkin, secretário da Comissão Central da Rússia, declarou que entre as assinaturas de apoio a Kassianov já analisadas, a percentagem de erro era de 7,5 por cento. Além disso, revelou que Kassianov “não apresentou informações sobre as pessoas que recolheram as assinaturas”.
A decisão definitiva sobre a participação de Kassianov nas presidenciais deverá ser revelada amanhã (quinta-feira). Em conformidade com outro estudo do Levada-Tsentr, 76 por cento dos russos consideram que as “qualidades mais valiosas” de Dmitri Medvedev são a “proximidade de Putin” e “a confiança de que goza Medvedev junto do Presidente”. “Na realidade, isto significa que a população não olha para Dmitri Medvedev como um político autónomo” – considera Lev Gudkov, director dp Levada-Tsentr. Segundo Gukov, o delfim “não saiu da sombra do Presidente” e “as pessoas não sabem quem ele é realmente e , por isso, simplesmente põem nele as mesmas qualidades que vêem em Putin”.

Sem comentários: