Segundo dados de uma sondagem realizada pelo Levada-Tsentr, 82 por cento dos respondentes declararam que irão votar em Dmitri Medvedev, delfim de Vladimir Putin. Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Rússia, conseguiu o apoio de 09 por cento dos respondentes e Vladimir Jirinovski, líder do Partido Liberal Democrático, 08 por cento. Andrei Bogdanov, apoiado pelo Partido Democrático, e Mikhail Kassianov, dirigente da União Democrática Popular e candidato da oposição liberal, receberam o apoio de 01 por cento.
Por enquanto, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia registou Medvedev, Ziuganov, Jirinovski e Bogdanov como candidatos ao cargo de Presidente da Rússia. Quanto a Mikhail Kassianov, ele arrisca-se a ser afastado da corrida visto que a CEC o acusa de ter falsificado assinaturas de eleitores que o apoiam.
Kassinov teve de apresentar um mínimo de dois milhões de assinaturas de apoiantes visto que não é apoiado por partidos com assento na Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento russo. Segundo a lei eleitoral, se o número de “assinaturas incorrectas” for superior a 05 por cento do total, o candidato a Presidente será afastado da corrida eleitoral.
Nikolai Konkin, secretário da Comissão Central da Rússia, declarou que entre as assinaturas de apoio a Kassianov já analisadas, a percentagem de erro era de 7,5 por cento. Além disso, revelou que Kassianov “não apresentou informações sobre as pessoas que recolheram as assinaturas”.
A decisão definitiva sobre a participação de Kassianov nas presidenciais deverá ser revelada amanhã (quinta-feira). Em conformidade com outro estudo do Levada-Tsentr, 76 por cento dos russos consideram que as “qualidades mais valiosas” de Dmitri Medvedev são a “proximidade de Putin” e “a confiança de que goza Medvedev junto do Presidente”. “Na realidade, isto significa que a população não olha para Dmitri Medvedev como um político autónomo” – considera Lev Gudkov, director dp Levada-Tsentr. Segundo Gukov, o delfim “não saiu da sombra do Presidente” e “as pessoas não sabem quem ele é realmente e , por isso, simplesmente põem nele as mesmas qualidades que vêem em Putin”.
Sem comentários:
Enviar um comentário