domingo, fevereiro 03, 2008

Moscovo irá aumentar presença no Oceano Mundial


A Rússia irá aumentar a sua presença nas regiões estratégicas do Oceano Mundial, declarou Vladimir Vissotski, comandante da Armada da Rússia, numa conferência de imprensa realizada em Severomorsk, base naval no norte do país.
“O principal não consiste em que nós entrámos (no Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo), mas em que nós aparecemos aí nos prazos planeados. Claro que, por enquanto, não temos possibilidades de manter lá permanentemente um destacamento, mas isso não significa que não iremos lá estar. Numa base periódica. Faremos tudo para aumentar essa presença onde a Rússia tem interesses estratégicos” – declarou o contra-almirante ao fazer um balanço das manobras militares de navios russos no Atlântico e no Mediterrâneo.
“Digam o que disser, nós estaremos lá” – frisou.
Por outro lado, Vladimir Vissotski sublinhou que isso não significa o início de confrontação com outros países.
“Nós não agimos com a força, mas simplesmente realizamos uma das mais importantes tarefas: a presença da Armada no Oceano Mundial em tempo de paz como elemento de todas as Forças Armadas da Rússia” – acrescentou.
O contra-almirante russo aproveitou a oportunidade para anunciar manobras ainda maiores do que as realizadas.
“Não serão tão barulhentas na imprensa, mas serão mais importantes pelo objectivo” – assinalou, acrescentando que “o comandando da Armada planeia realizar iniciativas semelhantes de meio em meio ano”.
“A reacção da NATO às manobras dos navios russos foi bastante séria” – concluiu.
A expedição de um grupo de navios da Armada do Norte da Rússia começou a 05 de Dezembro de 2007, entre os quais estava o cruzeiro “Admiral Kuznetsov”, os navios de combate a submarinos “Admiral Levtchenko” e “Admiral Tchabanenko”, bem como aviação militar. Estas manobras foram apresentadas por Moscovo como o regresso das suas forças navais ao Oceano Mundial, pois manobras militares semelhantes tinham sido realizadas apenas há 15 anos atrás, ainda na era da União Soviética”.

Sem comentários: