terça-feira, fevereiro 19, 2008

Transdniestria também quer ser independente


O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Transdniestria, região separatista da Moldávia, exige que a comunidade internacional reconheça a sua independência.
“A proclamação da independência e o posterior reconhecimento do Kosovo têm importância de princípio, porque criam um novo modelo de regularização de conflitos, baseado na prioridade do direito do povo à autodeterminação” – lê-se num comunicado publicado pela diplomacia dessa república não reconhecida.
Os dirigentes da Transdniestria estão convencidos de que esse modelo deve ser empregue em relação a todos os conflitos com bases políticas, jurídicas e económicas semelhantes.
“Nestas condições, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Transdniestria considera o reconhecimento internacional mais rápido da independência da Transdniestria a etapa final da regularização pacífica e justa do conflito entre a Transdniestria e a Moldávia, um contributo da comunidade internacional para o reforço da estabilidade e segurança regional” – assinala-se no comunicado.
O conflito entre a Moldávia e a Transdniestria começou há mais quinze anos, durante o processo de desintegração da União Soviética. A Transdniestria proclamou unilateralmente a sua independência em relação à Moldávia no início dos anos 90 no território de várias regiões moldavas da margem esquerda do rio Dniestre. Os separatistas justificaram a sua iniciativa com o facto de a Moldávia se pretender juntar à Roménia e de violar os direitos da população não moldava.
As autoridades moldavas tentaram esmagar o seccionismo à força das armas, mas foram derrotadas por destacamentos separatistas, apoiados com armas e homens pela Rússia.
Em 1992, a mediação internacional conseguiu pôr fim à guerra e congelar o conflito. A Rússia e a Ucrânia mantêm capacetes azuis na fronteira entre a Transdniestria e a Moldávia como garantes da paz.
As autoridades moldavas declararam reiteradas vezes que o caso do Kosovo não tem nada de comum com o conflito entre a Moldávia e a Transdniestria, sublinhando que, entre outras diferenças, não se trata de um confronto étnico e religioso.
Os dirigentes separatistas já realizaram um referendo no território da Transdnístria em que a esmagadora maioria da população apoiou a independência.

6 comentários:

Pedro Leite Ribeiro disse...

No caso de haver aí uma declaração de independência, será que contará com o apoio da Rússia, a exemplo e em retaliação pelo que os EUA fizeram em relação ao Kosovo?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, o facto é que esse território já proclamou a sua independência há muito tempo. A Rússia não vai responder simetricamente à decisão do Kosovo, mas está a criar condições para conseguir o mesmo por outros meios, menos visíveis, mas eficazes. De facto, a Transdnístria é independente, a Moldávia perdeu a vontade de aderir à NATO para não perder essa parte do seu território, etc.

Patrícia M. Cunha disse...

Transdniestria ou Transdnístria? Ou os dois?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Cara Patrícia, como fica na margem do rio Dniestre, deve escrever-se Transdniestria.

PAULO disse...

por acaso se sabe quantas baixas dos 2 lados o conflito gerou? e qual a força empregue pelos russos neste conflito?

PAULO disse...

quantas foram as baixas neste conflito? e os USA apoiaram algum dos 2 bligerantes?