segunda-feira, junho 23, 2008

Ópera regressa aos palcos do Turcomenistão

O Presidente do Turcomenistão, Gurbanguli Berdimukhamedov, recebeu o convite para assistir à ópera “Chassenem e Garib”, que significará o regresso deste tipo de arte aos palcos turcomenos depois de um longo intervalo, anunciou a televisão local.
Saparmurat Niazov, anterior dirigente do país, proibiu a ópera, o bailado e o circo, considerando esses tipos de arte “incompreensíveis e estranhos para o povo turcomeno”. Por outro lado, mudou os nomes aos dias e meses e desenvolveu um forte culto da sua personalidade.
O seu sucessor está a realizar toda uma série de reformas que visam abrir o Turcomenistão ao mundo, tendo, nomeadamente, reaberto universidades, autorizado o acesso à Internet.
O convite foi entregue ao Presidente Berdimukhamedov por Maíssa Iazmukhamedova, vice-primeira-ministra para a cultura, que sublinhou que “está cumprida a ordem do Presidente de restabelecimento da ópera nacional”.
A estreia da ópera vai realizar-se nos próximos dias no palco do Palácio dos Mukam (forma antiga de canto no Oriente muçulmano).
O chefe de Estado do Turcomenistão considerou a encenação da ópera “Chassem e Garib” um acontecimento importante para o desenvolvimento da música nacional e desejou casa cheia ao novo espectáculo.
A ópera “Cassenem e Garib” é baseada num poema nacional turcomeno, tratando-se de uma história de amor. Com música dos compositores A,Chapochnikov e D.Ozerov, ela subiu pela primeira vez ao palco em 1944, gozando de grande popularidade durante décadas sucessivas. Por isso as autoridades turcomenas decidiram restaurar a ópera com a estreia desta obra.

1 comentário:

lourrain disse...

Muito interessante esta notícia. Desconhecia completamente a realidade politica, social e cultural do Turcomenistão, tão centrada no bizarro ex presidente Saparmurat Niazov.