quinta-feira, agosto 14, 2008

Rua Comunista Grande vai receber nome do escritor Soljenitsin


As autoridades de Moscovo decidiram substituir o nome da Rua Comunista Grande, no centro da capital russa, pelo nome de Alexandre Soljenitsin, declarou hoje uma fonte governamental à agência noticiosa russa Ria-Novosti.

“Todos os trabalhos para rebaptizar a Rua Comunista Grande em Rua Soljenitsin estarão terminados até 01 de Janeiro de 2009. Iúri Lujkov, presidente da Câmara de Moscovo, deu as ordens necessárias”, acrescentou a mesma fonte.

Até lá, numa das casas da rua será instalada uma placa: “A Rua Alexandre Soljenitsin recebeu este nome em 2008, em memória do grande escritor e activista social russo, laureado com o Prémio Nobel e Prémios de Estado da Rússia no campo da literatura e da actividade humanitária, Alexandre Issaevitch Soljenitsin (1918-2008).

Vladimir Platonov, presidente da Assembleia Municipal de Moscovo, anunciou que este órgão irá alterar a lei municipal para que se possa dar a uma rua o nome de uma pessoa que faleceu há menos de dez anos.

Soljenitsin morreu a 04 de Agosto com 90 anos e foi sepultado em Moscovo.

Periodicamente, as autoridades da Rússia rebaptizam cidades, vilas, aldeias e ruas. A cidade de São Petersburgo foi assim baptizada pelo czar Pedro I no início do séc. XVIII. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, o nome da cidade foi “russificado” e passou a chamar-se Petrogrado. Em 1924, passou a ser Leninegrado, em honra de Vladimir Lénine, dirigente da revolução comunista de 1917. Depois da queda da União Soviética, recuperou o nome original.

Sem comentários: