segunda-feira, setembro 22, 2008

Concerto de Música Portuguesa em Moscovo

Caros leitores, é sempre uma grande alegria ouvir em Moscovo música portuguesa. Além da qualidade do concerto do pianista Filipe Pinto-Ribeiro com a Orquestra de Câmara do Kremlin, estes eventos são sempre uma oportunidade para os poucos portugueses nestas paragens se reunirem.
A sala estava cheia e o concerto foi mesmo de alta qualidade. A música do clássico luso Carlos Seixas e dos contemporâneos Eurico Carrapatoso e Pinho Vargas nas mãos de intérpretes como Pinto-Ribeiro e os membros da Orquestra de Cãmara do Kremlin! Bem disse o maestro Misha Rakhelevski: "música fantástica!".
Não sou crítico ´musical, mas deixo aqui a minha humilde opinião. Carlos Seixas é um clássico e está tudo dito. Quanto a Eurico Carrapatoso e Pinho Vargas, gostei das obras de ambos de forma diferente. O lirismo do primeiro contrastou com a violência do segundo, mas ouvi com grande agrado.
Após o concerto, como já vem sendo tradição, alguns portugueses juntam-se e vão a um restaurante de Moscovo, neste caso, um restaurante caucasiano, bom e barato. Foi um grande ambiente de convívio. Seguem-se as fotos do acontecimento.





Para que o pianista possa tocar, é preciso preparar o instrumento


Carlos Seixas (1704-1742). Concero para Piano e Orquestra em Lá Maior





Mozart (1756-1791). Concerto para Piano e Orquestra em Lá Maior


Selecção lusa depois de um excelente, mas barato jantar no Karetni Dvor

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro José Milhazes, acredito sinceramente que deve ser muito gratificante para um Português ouvir música portuguesa nessas paragens longínquas! Ainda por cima tocada por profissionais de primeira classe! É bom saber que músicos portugueses como Pinto Ribeiro brilham na capital de um país com uma tradição musical tão rica. António Pinho Vargas é um nome importante na música contemporânea portuguesa, com uma obra que merece ser divulgada. Tenho alguns dos seus discos (que oscilam entre o clássico e o jazz, por vezes com um tom um pouco melancólico, mas agradável) e apraz-me saber que a música dele é apreciada nessas paragens.
Eu estive em Moscovo em Abril de 2004, durante 5 dias (a primeira e única vez que estive nesse grande país) e tive a oportunidade de assistir a um concerto de piano no sábado e a um ballet com coreografia de George Balanshine no Domingo de Páscoa, no teatro Bol'shoi. As salas estavam cheias e os artistas foram aplaudidos com entusiasmo. Fiquei com a sensação de que o público Russo é grande apreciador de música e de bailado. Guardo com gosto a recordação desses espectáculos. Tenho vontade de visitar de novo a Rússia em breve. Penso sempre que visitar Moscovo e não ir a um concerto ou a um bailado é um pouco como ir a Roma e não ver o Papa!
Como simples curioso e apreciador de música, fico satisfeito por ler este seu post. Espero que a divulgação da música portuguesa e de músicos portugueses na Rússia seja no futuro cada vez maior.

Cumprimentos,

Jorge Ramalheira