A companhia aérea russa Krasair vai encerrar a única ligação aérea semanal existente entre as capitais russa e portuguesa, voltando a fazer de Lisboa a única capital de um país da União Europeia sem ligação directa com Moscovo.
Fonte oficial da Krasair confirmou esta informação à Lusa, adiantando que o último vôo está previsto para o dia 31 Outubro.
“Temos ordens para deixar de vender bilhetes para o voo Moscovo-Lisboa a partir de 07 Novembro e nada sabemos quanto ao futuro”, declarou à Lusa uma funcionária de uma empresa russa de turismo que preferiu o anonimato.
Uma informação também confirmada junto de outras agências de turismo que vendem bilhetes de avião para Lisboa.
A companhia aérea Krasair, que faz parte do grupo Air Union, está em processo de falência, tendo as suas obrigações passado já para uma nova empresas de transportes pertencente ao Governo de Moscovo.
Durante o Verão, dezenas de voos da companhia partiram com atraso ou foram mesmo anulados devido às devidas acumuladas pelo combustível, cerca de um milhão de dólares (681,7 mil euros).
A Lusa confrontou, via e-mail, o gabinete de imprensa do Turismo de Portugal, que admitiu desconhecer esta situação.
“O Turismo de Portugal não dispõe de informação sobre a saúde financeira da empresa. De acordo com a informação disponível, a Krasair vai manter no próximo Inverno o voo Lisboa-Moscovo-Lisboa operado durante o presente Verão (sexta-feira)”, lê-se no comunicado.
O Turismo de Portugal admite, porém, que o encerramento desta ligação aérea poderá prejudicar seriamente a dinâmica positiva que se vem observando no desenvolvimento do turismo russo para Portugal. “O número de dormidas de russos em Portugal teve, no primeiro semestre (de 2008), um aumento de 27,3 por cento, ultrapassando as 85.000. Quanto às receitas, cresceram 35,7 por cento no mesmo período”, informa o Turismo de Portugal.
“A Rússia é um mercado prioritário para Portugal em termos turísticos, atendendo ao seu potencial de crescimento e ao elavado índice de despesa per capita dos turistas russos”, considera o Turismo de Portugal.
“Em reuniões ao mais alto nível, os responsáveis portugueses têm alertado os congéneres russos para a importância da manutenção das rotas existentes e possível desenvolvimento de novas rotas”, lê-se no mail do Turismo de Portugal.
“Além disso, existem contactos com companhias aéreas, nacionais e estrangeiras, com vista ao desenvolvimento dos mercados do Leste Europeu, estando Moscovo e Varsóvia identificados como cidades/mercados a dinamizar a breve prazo em matéria de rotas aéreas”, sublinha-se.
O Turismo de Portugal considera que, “por outro lado, o número crescente de companhias low-coast a operar no mercado europeu torna cada vez mais acessível a ligação entre Portugal e a Rússia por via indirecta”.
“Essas promessas são feitas há vários anos, mas não vemos passos concretos. Quanto às companhias low-coast, as autoridades portuguesas devem estar pouco informadas, pois os russos que pretendem visitar Portugal têm dinheiro e podem voar em companhias normais, desde que façam voos directos”, declarou um funcionário de uma agência turística russa.
A primeira linha aérea regular entre Moscovo e Lisboa foi aberta em 1974 pela companhia aérea soviética Aeroflot, que a decidiu encerrar nas vésperas do Euro 2004, num processo pouco transparente.
Fontes do blog Darussia afirmaram que a TAP está a estudar a possibilidade de vir a fazer esta ligação aérea e que já anda à procura de funcionários para trabalharem em Moscovo. Porém, também sabemos que há uma forte resistência a essa iniciativa da TAP por parte da companhia aérea alemã Lufthansa e de outras. Isto porque a Lufthansa, por exemplo, poderá perder de 07 a 08% de passageiros de Moscovo para a Europa caso seja reaberta uma linha directa a sério entre Moscovo e Lisboa, com vários voos por semana.
8 comentários:
O interesse nacional (turismo, restauração, hotelaria, ...) e a sobrevivência da própria TAP dependem de linhas como esta. é importante que isto esteja na cabeça dos gestores e políticos de modo a não fazerem mais concessões sem sentido. é que os cidadão alemães que quiserem visitar a Rússia, podem fazê-lo quando quiserem, praticamente a partir de qualquer cidade alemã. Ja os portugueses (e os emigrantes russos a viver em Portugal), teriam que primeiro se deslocar a uma outra capital europeia o que é uma aberração. Ficaríamos ainda mais periféricos na Europa. Alias, os "business man" russos não deverão estar interessados no nosso afastamento já que também eles têm tudo a ganhar com a proximidade económica com Portugal.
Penso que, neste momento, é tão importante ter vôos directos para Moscovo como o é para Nova Iorque.
Por isso, aplaudo sem reservas uma eventual decisão da Tap nesse sentido.
Considero que as informações que o blog Darussia possui, como sempre, são sempre do maior respeito. De facto, e até ao momento, as informações continuam no Dep. Estrategico da TAP é que a linha será semanal, e a operar apartir de Janeiro/2009
la
‧十分瀑布‧鐵道之旅‧渡假村‧班服‧團體服創意‧射出成型‧射出模具‧塑膠射出成型‧塑膠射出‧塑膠射出模具‧花草茶‧養生茶‧草本‧紅茶‧花茶‧瑜珈‧瑜珈教室‧瑜珈‧瑜珈教室‧瑜珈‧瑜珈教室‧直航機票‧自由行‧三久‧太陽能‧三久太陽能‧太陽能熱水器‧別墅外觀設計‧環保袋‧別墅外觀設計‧室內裝修‧電波拉皮‧hand dryer‧電波拉皮‧雷射溶脂‧肉毒桿菌‧工商登記‧公司登記‧投審會‧會計師‧會計師事務所‧系統家具‧台中漆彈場‧漆彈‧團體服‧美國月子中心‧團體服‧團體服‧團體服‧T恤‧宜蘭民宿‧關鍵字廣告‧seo
‧網路廣告‧網路行銷‧seo‧網站設計‧seo‧線上客服‧seo‧網頁設計‧seo‧網頁設計公司‧網路行銷 ‧網路行銷‧桃園室內設計‧室內設計作品‧室內裝潢‧裝潢‧室內設計‧室內設計公司‧裝潢設計‧豪宅空間設計‧店面設計‧豪宅設計 ‧桃園室內設計公司‧別墅外觀設計‧室內裝潢設計‧台北室內設計‧新竹室內設計‧法拍屋‧中古車‧二手車‧環保袋‧環保袋‧肉毒桿菌‧醫學美容‧淨膚雷射‧汽車美容‧法拍屋‧水餃‧期貨‧清潔公司‧實驗動物‧到府坐月子‧坐月子‧坐月子中心‧坐月子餐‧孕婦‧月子餐‧到府坐月子‧坐月子‧坐月子中心
‧坐月子中心台中‧坐月子中心台北‧月子餐‧月子中心‧坐月子餐‧月子餐外送‧月子餐食譜‧找工作‧求職‧1111求職人力銀行‧104求職人力銀行‧104人力銀行‧統一發票5 6月‧104人力銀行‧104求職人力銀行塑膠袋‧統一發票1 2月‧塑膠袋批發‧塑膠袋工廠‧金價‧黃金‧黃金價格‧統一發票3 4月‧1111人力銀行‧1111人力銀行求職‧黃金價格查詢‧中古車買賣塑膠袋 ‧統一發票3 4月 ‧塑膠袋批發 ‧中古車 ‧中古車買賣‧台北人力銀行‧金價查詢‧sum中古車‧中古車‧貸款‧信用貸款‧房屋貸款‧統一發票對獎號碼‧98統一發票7 8月‧統一發票‧統一發票5 6月
‧情趣商品‧情趣‧情趣用品‧情趣商品‧情趣‧情趣用品‧健康檢查‧健康檢查‧全身健康檢查‧搬家公司‧桃園房屋仲介‧桃園房屋買賣‧桃園房屋‧醫學美容診所‧淨膚雷射‧雷射溶脂‧飛梭雷射‧微晶瓷‧植髮‧團體服‧團體服訂做‧醫學美容診所‧肉毒桿菌‧肉毒桿菌瘦臉‧醫學美容‧整型診所‧美國月子中心‧月子中心‧seo‧涼麵‧食品批發‧拉麵‧T恤‧慈善‧慈善基金會‧慈善機構‧清潔公司‧黃體不足‧埋線‧針灸減肥‧內分泌失調‧素食料理‧素食餐廳‧健康飲食‧素食水餃‧素食‧新竹花店‧花店‧網路花店‧薰衣草花園‧平溪
Enviar um comentário