quarta-feira, setembro 24, 2008

Lisboa vai deixar de ter ligação aérea directa com Moscovo




A companhia aérea russa Krasair vai encerrar a única ligação aérea semanal existente entre as capitais russa e portuguesa, voltando a fazer de Lisboa a única capital de um país da União Europeia sem ligação directa com Moscovo.


Fonte oficial da Krasair confirmou esta informação à Lusa, adiantando que o último vôo está previsto para o dia 31 Outubro.


“Temos ordens para deixar de vender bilhetes para o voo Moscovo-Lisboa a partir de 07 Novembro e nada sabemos quanto ao futuro”, declarou à Lusa uma funcionária de uma empresa russa de turismo que preferiu o anonimato.


Uma informação também confirmada junto de outras agências de turismo que vendem bilhetes de avião para Lisboa.


A companhia aérea Krasair, que faz parte do grupo Air Union, está em processo de falência, tendo as suas obrigações passado já para uma nova empresas de transportes pertencente ao Governo de Moscovo.


Durante o Verão, dezenas de voos da companhia partiram com atraso ou foram mesmo anulados devido às devidas acumuladas pelo combustível, cerca de um milhão de dólares (681,7 mil euros).


A Lusa confrontou, via e-mail, o gabinete de imprensa do Turismo de Portugal, que admitiu desconhecer esta situação.


“O Turismo de Portugal não dispõe de informação sobre a saúde financeira da empresa. De acordo com a informação disponível, a Krasair vai manter no próximo Inverno o voo Lisboa-Moscovo-Lisboa operado durante o presente Verão (sexta-feira)”, lê-se no comunicado.


O Turismo de Portugal admite, porém, que o encerramento desta ligação aérea poderá prejudicar seriamente a dinâmica positiva que se vem observando no desenvolvimento do turismo russo para Portugal. “O número de dormidas de russos em Portugal teve, no primeiro semestre (de 2008), um aumento de 27,3 por cento, ultrapassando as 85.000. Quanto às receitas, cresceram 35,7 por cento no mesmo período”, informa o Turismo de Portugal.


“A Rússia é um mercado prioritário para Portugal em termos turísticos, atendendo ao seu potencial de crescimento e ao elavado índice de despesa per capita dos turistas russos”, considera o Turismo de Portugal.


“Em reuniões ao mais alto nível, os responsáveis portugueses têm alertado os congéneres russos para a importância da manutenção das rotas existentes e possível desenvolvimento de novas rotas”, lê-se no mail do Turismo de Portugal.


“Além disso, existem contactos com companhias aéreas, nacionais e estrangeiras, com vista ao desenvolvimento dos mercados do Leste Europeu, estando Moscovo e Varsóvia identificados como cidades/mercados a dinamizar a breve prazo em matéria de rotas aéreas”, sublinha-se.


O Turismo de Portugal considera que, “por outro lado, o número crescente de companhias low-coast a operar no mercado europeu torna cada vez mais acessível a ligação entre Portugal e a Rússia por via indirecta”.


“Essas promessas são feitas há vários anos, mas não vemos passos concretos. Quanto às companhias low-coast, as autoridades portuguesas devem estar pouco informadas, pois os russos que pretendem visitar Portugal têm dinheiro e podem voar em companhias normais, desde que façam voos directos”, declarou um funcionário de uma agência turística russa.


A primeira linha aérea regular entre Moscovo e Lisboa foi aberta em 1974 pela companhia aérea soviética Aeroflot, que a decidiu encerrar nas vésperas do Euro 2004, num processo pouco transparente.


Fontes do blog Darussia afirmaram que a TAP está a estudar a possibilidade de vir a fazer esta ligação aérea e que já anda à procura de funcionários para trabalharem em Moscovo. Porém, também sabemos que há uma forte resistência a essa iniciativa da TAP por parte da companhia aérea alemã Lufthansa e de outras. Isto porque a Lufthansa, por exemplo, poderá perder de 07 a 08% de passageiros de Moscovo para a Europa caso seja reaberta uma linha directa a sério entre Moscovo e Lisboa, com vários voos por semana.

8 comentários:

Nuno Bento disse...

O interesse nacional (turismo, restauração, hotelaria, ...) e a sobrevivência da própria TAP dependem de linhas como esta. é importante que isto esteja na cabeça dos gestores e políticos de modo a não fazerem mais concessões sem sentido. é que os cidadão alemães que quiserem visitar a Rússia, podem fazê-lo quando quiserem, praticamente a partir de qualquer cidade alemã. Ja os portugueses (e os emigrantes russos a viver em Portugal), teriam que primeiro se deslocar a uma outra capital europeia o que é uma aberração. Ficaríamos ainda mais periféricos na Europa. Alias, os "business man" russos não deverão estar interessados no nosso afastamento já que também eles têm tudo a ganhar com a proximidade económica com Portugal.

Fernanda Valente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Valente disse...

Penso que, neste momento, é tão importante ter vôos directos para Moscovo como o é para Nova Iorque.
Por isso, aplaudo sem reservas uma eventual decisão da Tap nesse sentido.

Anónimo disse...

Considero que as informações que o blog Darussia possui, como sempre, são sempre do maior respeito. De facto, e até ao momento, as informações continuam no Dep. Estrategico da TAP é que a linha será semanal, e a operar apartir de Janeiro/2009

la

Anónimo disse...

十分瀑布鐵道之旅渡假村班服團體服創意射出成型射出模具塑膠射出成型塑膠射出塑膠射出模具花草茶養生茶草本紅茶花茶瑜珈瑜珈教室瑜珈瑜珈教室瑜珈瑜珈教室直航機票自由行三久太陽能三久太陽能太陽能熱水器別墅外觀設計環保袋別墅外觀設計室內裝修電波拉皮hand dryer電波拉皮雷射溶脂肉毒桿菌工商登記公司登記投審會會計師會計師事務所系統家具台中漆彈場漆彈團體服美國月子中心團體服團體服團體服T恤宜蘭民宿關鍵字廣告seo

Anónimo disse...

網路廣告網路行銷seo網站設計seo線上客服seo網頁設計seo網頁設計公司網路行銷網路行銷桃園室內設計室內設計作品室內裝潢裝潢室內設計室內設計公司裝潢設計豪宅空間設計店面設計豪宅設計桃園室內設計公司別墅外觀設計室內裝潢設計台北室內設計新竹室內設計法拍屋中古車二手車環保袋環保袋肉毒桿菌醫學美容淨膚雷射汽車美容法拍屋水餃期貨清潔公司實驗動物到府坐月子坐月子坐月子中心坐月子餐孕婦月子餐到府坐月子坐月子坐月子中心

Anónimo disse...

坐月子中心台中坐月子中心台北月子餐月子中心坐月子餐月子餐外送月子餐食譜找工作求職1111求職人力銀行104求職人力銀行104人力銀行統一發票5 6月104人力銀行104求職人力銀行塑膠袋統一發票1 2月塑膠袋批發塑膠袋工廠金價黃金黃金價格統一發票3 4月1111人力銀行1111人力銀行求職黃金價格查詢中古車買賣塑膠袋統一發票3 4月塑膠袋批發中古車中古車買賣台北人力銀行金價查詢sum中古車中古車貸款信用貸款房屋貸款統一發票對獎號碼98統一發票7 8月統一發票統一發票5 6月

Anónimo disse...

情趣商品情趣情趣用品情趣商品情趣情趣用品健康檢查健康檢查全身健康檢查搬家公司桃園房屋仲介桃園房屋買賣桃園房屋醫學美容診所淨膚雷射雷射溶脂飛梭雷射微晶瓷植髮團體服團體服訂做醫學美容診所肉毒桿菌肉毒桿菌瘦臉醫學美容整型診所美國月子中心月子中心seo涼麵食品批發拉麵T恤慈善慈善基金會慈善機構清潔公司黃體不足埋線針灸減肥內分泌失調素食料理素食餐廳健康飲食素食水餃素食新竹花店花店網路花店薰衣草花園平溪