terça-feira, novembro 11, 2008

Presidente da Ucrânia desiste de eleições antecipadas


O Presidente da Ucrânia, Viktor Iuchenko, desistiu da realização de eleições antecipadas por existirem possibilidades de unir as forças democráticas no Parlamento, anunciou hoje o vice-chefe do Secretariado do gabinete presidencial.

André Kislinski disse que existem "possibilidades da união das forças parlamentares perante a crise económica. As forças que apoiaram o projecto-lei anti-crise presidencial poderão e deverão ser vistas como parceiros da coligação”.

“A possibilidade de acordo político que o Presidente deu ao suspender a campanha eleitoral, é real tendo em conta a actual constituição da Rada Suprema da Ucrânia”, sublinhou Kislinski.

“O Presidente apresentou claramente as prioridades: todos os esforços deverão concentrar-se na superação da crise na economia. Só através desta lógica se deve analisar a decisão de adiar as eleições”, concluiu.

No passado mês de Setembro, depois das forças políticas representadas na Rada Suprema não terem conseguido criar uma coligação maioritária, Viktor Iuchenko dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas, mas a grave crise financeira mundial e o pouco apoio de que dispõe na sociedade obrigaram-no a mudar a sua decisão.

A primeira-ministra Iúlia Timochenko saudou a decisão de por fim às eleições antecipadas. “Estou muito feliz ao ver que alguns políticos já começaram a compreender a necessidade de semelhantes decisões. E hoje já ouvi declarações de vários políticos de que é necessário unir todas as forças políticas no Parlamento”, declarou.

19 comentários:

Jest nas Wielu disse...

As eleições não aconteceram, porque ninguém estava interessado neles, mas em primeiro lugar a própria Yulia Timoshenko, que não tinha a certeza se continuava como a Primeira Ministra. Ou o Moscovo não lhe deu o financiamento que prometeu, ou exigiu demais cedências, não se sabe. Porque em princípio, nestas eleições Kremlin pensava em dividir os apoios entre o Partido das Regiões (Yanukovich) e o BYUT (Timoshenko), apoios conseguidos pela Yulia Timoshenko através do “não apoio a Geórgia”, visita a Moscovo, etc. Mas alguma coisa não deu certo e por isso Kremlin pode esperar mais algum tempo para a continuação dos seus jogos habituais.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jest nas Wielu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Jest nas Wielu para si recomendava um curso intensivo de boas maneiras da paula bobone.

Anónimo disse...

Jest nas Wielu, diz coisas com muitas certezas. Tem provas daquilo que afirma?

PS - JM, neste blog podem-se usar expressões como "filho da puta"? Se sim, é uma novidade... :o(

Anónimo disse...

o Jest não aprecia muito o humor sarcastico. Jest cá em portugal existe um programa de humor que se chama gato fedorento, fazem piadas sobre politicos e figuras publicas, na ucrania não brincam com o aspecto do presidente?? se não fico supreendido.

bruno.

Anónimo disse...

Jest,

Mantenha calma amigo.


Grande abraço,

Anónimo disse...

Tera Julia ouvido Vladimir?

MSantos disse...

Tou mesmo a ver. Já houve mais caldeirada :o)

Jest nas Wielu disse...

2 Bruno

1. Conheço bem os gatos e sou apreciador do RAP, nunca vi eles brincarem com os aspectos físicos dos políticos portugueses.

2. Nós na Ucrânia somos gente civilizada por isso só os canalhas (temos 1 ou 2) tentam brincar com a doença do Presidente Yushchenko.

3. Cumprimentos à mãe e irmã...
4. Vocês são pela Europa ou pelo urso?

Afonso Henriques disse...

SER PELA EUROPA É SER PELO URSO!

Anónimo disse...

para o Jest.

1.Eles brincam com o próprio aspecto fisico.. ainda esta semana o RAP fez 1 sketch em que fazia de barack obama afirmou que era parecido com um argelino sub-nutrido, o diogo quitela está sempre a dizer que é gordo, com os dentes tortos, quanto aos politicos, desde a altura do marques mendes até aos dentes do paulo portas tudo é piada. o sr é uma pessoa que não tem sentido de humor e é agressivo, por isso esqueça o assunto.

2. Gente civilizada deve haver, mas o sr. não é uma dessas pessoas concerteza.

3. As suas saudades pela sua mãe e irmã fazem-no perguntar pela familia dos outros? é o desespero..
(Até dizia mais algo aqui, mas não o vou fazer..:)).

4. Já a muito tempo que eu sou pelo que o sr. não é.

bruno

Anónimo disse...

"Vocês são pela Europa ou pelo urso?"

Já o adverti sobre esse discursos maniquístas básicos. Ainda não aprendeu? Tal como no anúncio da reciclagem, pergunro-lhe: "Quanto tem MAIS você precisa?"

Sérgio disse...

Então Jest e esse fim de semana, foi bom? Pelo menos revigorante foi, começa logo a semana bem. Jest o que o autor do comentário pretendia não lhe sei dizer, parece que a maior parte entendeu isso como uma tirada humoristica, o Jest não. Mas isso não lhe dá o direito de reagir com insultos como o fez. Se o comentário teve um sentido perjurativo, o Jest pôs-se no mesmo patamar ao reagir da forma como o fez. Abraço.

Jest nas Wielu disse...

2 Bruno

Não tenho nenhumas saudades da sua família, apenas quis testar a capacidade do Bruno de consentir as “brincadeiras” do gênero, bem me parecia que não está disposto brincar com os seus.
Urso: bem me pereceu que são pelo urso, já tinha dito que os que são pelo urso, no fundo no fundo são um grupo de racistas mal disfarçados, que mesmo ao abrigo do anonimato têm medo de dizer as coisas abertamente (menos A. H. que é um racista assumido) e ai batem naquilo que vós parece mais seguro, Ucrânia. Também já tinha dito que não devem ficar enganados, pois para um urso médio vocês e o Barack Obama são mesmos...

Ontem traduzi um “lindo” artigo do Vladimir Solovyov sobre Barack, brevemente poderão ler no meu blogue.

Anónimo disse...

Jest para lhe ser franco nunca vi em toda a minha vida alguem ficar ofendido por alguem dizer algo de desagradavel/piada sobre um politico( aqui em portugal os politicos são insultados/ofendidos a um ritmo intenso hehe), o sr. é nacionalista e isso até é louvavel, mas o presidente da ucrania não é o "fuhrer". não é um deus, se na ucrania não brincam com o aspecto do presidente algo de estranho se passa.

bruno.

Anónimo disse...

É o que eu digo: Jest, quanto tempo MAIS você precisa?

Jest nas Wielu disse...

2 Bruno

Eu acho deplorável brincar com aspectos físicos das pessoas, políticos ou não, ucranianos ou portugueses (já agora, não sei como na SIC, na RTP não me lembro os gatos descer até este ponto). No caso do meu Presidente a desumanidade é dupla: primeiro envenenar para depois dar piadas... Não sei se consegues entender, embora bruno se acha “culto”, “civilisado” e “ocidental”.

2 Filipe
Quanto tempo MAIS eu preciso para que? Mas logo que souber aquilo que preciso, agirei decisivamente e em conformidade.

Anónimo disse...

jest veja os gato fedorento "descer de nivel"

minuto 53'

http://gatofedorento.sic.pt/videos/ze-carlos/barack-obama-portugues

bruno.