domingo, janeiro 18, 2009

Ainda da Ucrânia


Caros leitores, é preciso preparar as mochilas, desmontar o acampamento e rumar a Moscovo.

Regresso à capital russa não porque a guerra do gás tenha terminado, mas porque tenho que fazer outras coisas em Moscovo.

Deixo aqui um texto que escrevi hoje para a Agência Lusa a propósito do tão falado acordo conseguido entre Iúlia Timochenko e Vladimir Putin.

"O conteúdo do acordo russo-ucraniano sobre o preço do gás russo para a Ucrânia e o preço desse combustível a fornecer pela Rússia ao país vizinho ainda não é suficientemente claro para que se possam tirar conclusões precisas, declarou à Lusa o economista Alexandre Paskhaver, antigo conselheiro do Presidente ucraniano Victor Iuschenko.
“Ainda não sabemos pormenores para tirar conclusões. Se o preço europeu de 470 dólares por mil metros cúbicos de gás for apenas válido para o primeiro trimestre de 2009, pode-se falar em vitória da Ucrânia, pois no trimestre seguinte, ele será três vezes mais baixo”, explicou o economista.
“Mas se esse preço”, continua Alexandre Paskhaver, “for para o ano inteiro, claro que isso será uma pesada derrota para a Ucrânia”.
As agências russas não esclarecem esta questão quando citam as condições do acordo alcançado pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin e pela sua homóloga ucraniana Iúlia Timochenko.
A agência noticiosa russa Ria-Novosti cita assim Putin: “Chegámos a um acordo que reza que, em 2009, a parte ucraniana terá um desconto de 20pc na compra de gás russo se conservar a tarifa favorável para o trânsito do gás através da Ucrânia ao nível de 2008”.
“Desse modo, a Ucrânia poderá comprar gás à Rússia em 2009 ao preço europeu menos 20pc. No primeiro trimestre de 2009, os países europeus vizinhos da Ucrânia irão pagar 470 dólares por mil metros cúbicos. Em 2008, a Ucrânia comprava o gás a 179,5 dólares por mil metros quadrados”, noticia a Ria-Novosti.
No segundo trimestre de 2009, a Hungria, República Checa e outros países do Leste da Europa irão receber gás russo a menos de 250 dólares por mil metros cúbicos de gás, pois o preço do combustível azul também está em queda como o do petróleo.
Porém, outros médias russos interpretam consideram que o preço de 470 dólares poderá manter-se durante todo ano.
“A parte ucraniana, que tentou conseguir um preço mais baixo para o gás, não tem razões para alegria. Talvez isso possa explicar o ar um tanto deprimido de Iúlia Timochenko, que falou depois de Putin na conferência de imprensa”, considera a rádio Eco de Moscovo.
O economista ucraniano chama também a atenção para o facto de existirem “parágrafos secretos” no acordo russo-ucraniano.
“Não houve nenhum acordo russo-ucraniano sem parágrafos secretos. O último não é excepção e seria bom conhecê-los”, sublinhou Alexandre Paskhaver, e acrescentou: Não se pode excluir que a Rússia tenha prometido a Timochenko apoio nas eleições presidenciais ou na reunião de forças com vista a afastar o Presidente Iuschenko do seu cargo”.
Vadim Karassiov, conselheiro do Presidente Iuschenko, reconheceu à Lusa que o acordo russo-ucraniano poderá reforçar as posições de Timochenko no país.
“Se o acordo prevê realmente preços favoráveis à Ucrânia, Timochenko verá reforçadas as suas posições políticas, pois será vista pelo eleitorado ucraniano, e até pela Europa, como uma dirigente que consegue dialogar com a Rússia, desbloquear situações complicadas”, considerou.
“Iuschenko não deverá perder nem ganhar, pois tomou uma posição solidária com Timochenko”, acrescentou Karassiov, e concluiu: “Victor Ianukovitch (líder do partido da oposição Regiões da Ucrânia) sai claramente derrotado, pois estava à espera que não houvesse acordo para acusar os dirigentes ucranianos de incompetência”".

3 comentários:

Anónimo disse...

O preço está explicado: é o mesmo da UE; se baixar na UE também baixa na Ucrânia. A derrota dos russos acontecerá se não recuperarem as perdas destes dias e não internacionalizarem a questão, ficando sujeitos aos ucranianos. O resto é conversa de café.
--------------------
Então, não fala no Putin artista? Mais de 1 milhão de dólares por um quadro feito em 20 minutos à frente do povo. Muito bonito e diz quem sabe com valor artístico expressionista. Grande homem! E lá lhe deram a Ordem da Gratidão na Alemanha. Porque será que só se bate em Putin, quando só há razões para elogios? Como eu queria que fosse ele a governar Portugal...

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Kremlino, fique com ele, eu cedo sem pena. Como será possível que um quadro de Putin valha mais do que um de Kandinski ou Melevitch? Explique-me.
Tentei saber se ele iria em breve a Portugal, mas não soube de nada. Você tem contactados na embaixada russa em Lisboa, diga alguma coisa. Obrigado

Anónimo disse...

JM.
É a fama! Tudo o que Putin faz vale ouro, mas ele até é capaz de começar a pintar agora, porque tem jeito e está numa operação de charme mais do que óbvia.
Quanto a Portugal, disse-lhe o que me foi murmurado. Certezas não tenho. E nada tem a ver com a Embaixada em Lisboa.