terça-feira, janeiro 27, 2009

Raul Castro vai passar uma semana em Moscovo


Raul Castro, Presidente de Cuba, visitará a Rússia entre 28 de Janeiro e 04 de Fevereiro a convite do Presidente Dmitri Medvedev, informou hoje o centro de imprensa do Kremlin.
Antes, o Kremlin tinha anunciado o início da visita do dirigente cubano para 30 de Janeiro, mas o prolongamento da sua estadia na Rússia é visto como uma forma de dar maior relevância a este acontecimento.
Segundo fontes da Lusa na capital russa, Raul Castro encontrar-se-á com Dmitri Medvedev no dia 30 de Janeiro, mas também manterá contactos com outros dirigentes russos “ligados aos sectores mais envolvidos na cooperação com Havana”.
“A visita anterior de Raul Castro foi em 1984 e se o Presidente cubano considerou possível realizar em 2009 outra visita, significa que mudaram as condições históricas”, comentou Igor Setchin, vice-primeiro-ministro do Governo russo, depois de uma reunião da comissão intergovernamental russo-cubana de cooperação, realizada no passado dia 24.
Os trabalhos dessa comissão terminaram com a assinatura de vários documentos no domínio da cooperação bilateral.
O banco estatatal russo Vnesheconombank, o Ministério dos Transportes de Cuba e a Corporação Unificada de Construção Naval da Rússia assinaram um memorando que define as fontes de financiamento para a construção de navios em estaleiros russos para Cuba.
O Consórcio Nacional de Petróleo, criado na Rússia para realizar projectos na Venezuela, cooperará também com a empresa cubana Cubatetróleo.
O consórcio russo foi fundado a 08 de Outubro de 2008, pertencendo 20 pc das suas acções às companhias Rosneft, Gazprom, Lukoil, Surgutneftegaz e TNK-BP.
As empresas Cubaníquel e Norilski Niquel assinaram um convénio de cooperação e financiamento de prospecção geológica nas minas cubanas de Nícaro.
Além disso, o Ministério do Turismo de Cuba e a corporação Cubalse, por um lado, e a empresa russa AvtoVaz, por outra, assinaram uma carta de intenções sobre o aluguer de automóveis Lada em Cuba e a sua manutenção técnica. Os dirigentes da maior empresa automóvel russa já tinham manifestado o seu interesse em construir em Cuba uma fábrica de montagem de veículos Lada.
Foram também assinados memorandos de cooperação no domínio das telecomunicações, engenharia genética, biotecnologias.
Na segunda-feira, Setchin, braço direito do primeiro-ministro russo nas relações com a América Latina e África, declarou que a Rússia tenciona continuar a cooperação militar e tecnológica com Cuba e realiza-a em conformidade com as normas jurídicas internacionais.
“Esse trabalho está ser realizado em conformidade com acordos internacionais. Nós realizamos esse trabalho e, continuando a ser parceiros estratégicos, iremos continuar a realizá-lo”, declarou Setchin, antigo agente do KGB que trabalhou em Angola e Moçambique nos anos 80 do séc. XX.
Ele sublinhou que a cooperação no campo militar e tecnológico é parte integrante da interecção entre os dois países e frisou a importância desse tipo de cooperação.
“A nossa interacção nesta esfera visa criar garantias de segurança da existência dos nossos Estados e é um direito soberano dos nossos países”, precisou Setchin.

Sem comentários: