sexta-feira, abril 24, 2009

Medvedev substuitui chefe da inteligência militar

O general-tenente Alexandre Chliakhturov substituirá o general do exército Valentin Korabelnikov como chefe do GRU, Direcção Geral de Inteligência junto do Estado Maior das Forças Armadas da Rússia, lê-se num decreto hoje assinado pelo Presidente Dmitri Medvedev.
Até agora, Chliakhturov desempenhava o cargo de sub-chefe da GRU.
Em Março passado, Nikolai Makarov, chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Rússia, assegurou que Korabelnikov ficaria no cargo até que terminasse a reforma que está a ser realizada na GRU, organismo que dirige desde Maio de 1997.
“Korabeknikov, que fez 63 anos no passado 04 de Janeiro, exprimiu o desejo de modificar a estrutura da GRU e passar à reforma depois de escolher o seu sucessor”, acrescentou o general Makarov.
A imprensa e analistas militares russos afirmam que Korabelnikov já tinha apresentado o pedido de demissão várias vezes ao Presidente Medvedev por discordar da reforma da GRU.
“Há algum tempo atrás, Korabelnikov voltou a apresentar um pedido de demissão. Desse modo, o general manifestou a sua discordância fase à dissolução de divisões altamente classificadas e bem treinadas ou à intenção de colocar algumas sob o comando das Regiões Militares do Ministério da Defesa”, declarou uma alta patente militar à Ria-Novosti.
Segundo a mesma fonte, “Korabelnikov não está de acordo com a intenção de reduzir os efectivos da GRU”.
Trata-se de uma substituição que está a colocar uma série de questões. Num momento em que o mundo está cada vez mais instável, a Rússia destrói um dos seus melhores serviços secretos. Ou será que outros serviços secretos russos estarão interessados em passar a controlar sozinhos a situação? Um situação para acompanhar.

5 comentários:

Anónimo disse...

A muito que é necessário fazer uma reforma militar nessa area, só que é a velha historia, ninguém gosta de mudanças, as pessoas se apegam a um sistema e lutam ferozmente para mantelo, mesmo que esteja precisando mudar.

Pippo disse...

Não faz sentido desmembrar um serviço de informações. De facto, o GRU sempre foi um excelente serviço, igual ou provavelmente até superior ao KGB.
Poderia lançar aqui várias hipóteses, mas seria insensato falar sem conhecimento.
Sem dúvida, um caso a acompanhar.

Anónimo disse...

Está a mostrar que quem manda é ele. Porquê? Isso não sei.

Jest nas Wielu disse...

off top

O Hacker da Duma Estatal

Deputado da Duma Estatal e membro da delegação russa em PACE, Sergey Markov durante a sua recente visita ao Washington, admitiu que um dos seus assistentes participava nos ataques cibernéticos contra as páginas do Governo da Estónia em Maio de 2008.

O artigo completo sobre o assunto publicado no jornal The New Times (russo):
http://panchul.livejournal.com/91615.html

Anónimo disse...

Jest, só ele e só nesse site?