domingo, abril 26, 2009

Russos e portugueses vão trocar experiência no campo do desporto


Vitali Mutko, ministro do Desporto, do Turismo e da Política Juvenil da Rússia, e Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência do Conselho de Ministro de Portugal, assinaram na sexta-feira, na capital russa, assinaram um Memorando de Cooperação no campo da Educação Física e Desporto.
Segundo um porta-voz do Ministério russo disse à Lusa, “o documento visa contribuir para a estreita troca de experiência e contactos entre organizações desportivas, estabelecimentos de ensino, federações e outras estruturas dos dois Estados no campo do desporto de alta competição, do desporto de massas, do desporto para deficientes, da ciência e medicina desportivas, das tecnologias e infraestruturas desportivas, da luta contra o emprego de doping, da gestão desportiva”.
Vitali Mutko sublinhou que para a Rússia é importante “estudar a experiência de Portugal na organização e realização do Campeonato da Europa de Futebol de 2004.
“Isso diz respeito, antes de tudo, à construção de novos estádios de futebol ultra-modernos, à manutenção da segurança durante a realização de jogos, ao melhoramento das infraestruturas do turismo e à atracção de turistas estrangeiros”, declarou o ministro russo.
“O futebol é o desporto mais popular e massivo em Portugal, todo o mundo conhece os nomes de treinadores e futebolistas portugueses”, acrescentou.
“Não seria mau organizar estágios regulares de desportistas russos em Portugal e acordar treinos conjuntos de atletas portugueses na Rússia. O acordo do Memorando deverá contribuir para laços mais estreitos entre os nossos Estados no campo do desporto”, frisou Mutko.
O ministro russo aproveitou o encontro para felicitar, através de Pedro Silva Pereira, o povo português pela festa do 25 de Abril.
“Na Rússia, olhámos sempre com simpatia e calor para o povo português e saudámos a Revolução dos Cravos, graças à qual Portugal tornou-se novamente um país aberto para todo o mundo e começou a realizar a política de transformações democráticas”, concluiu Vitali Mutko.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jest nas Wielu disse...

off top

Queria recordar que o dia 23 de Abril é o 23° aniversário da tragédia do Chornobyl, acidente no 4° bloco da estação nuclear ucraniana, ocorrido em 1986.

Quem esteja interessado, poderá ler o artigo no meu blogue (um tanto pessoal), outros podem ver o vídeo do grupo ucraniano Haydamaky, sobre o Chornobyl, vídeo tem muitas imagens do arquivo, incluindo as crianças vítimas da tragédia, por isso tomam isso em atenção:
http://www.youtube.com/watch?v=skw7ESoQMUM