sábado, junho 13, 2009

O início do fim da era Putin?


Vladimir Putin, primeiro-ministro russo, surpreende cada vez mais com as suas atitudes aparentemente originais, mas que fazem lembrar episódios pouco elogiosos das biografias de antigos dirigentes soviuéticos.
Durante uma visita a um dos mais famosos e conceituados artistas plásticos do país, Ilia Glazunov, o ex-Presidente russo fez um comentário sobre um quadro.
Perante um quadro que representa uma noite medieval, Putin terá dito: «A espada está muito curta. Deste tamanho só conseguiria cortar salsichas».
O primeiro-ministro russo teve sorte de encontrar um pintor que esteve sempre habituado a "beijar as mãos" dos dirigentes do país, um artista plástico "da corte", que acabou por «concordar» com a crítica e prometeu «corrigir» o «erro».
Putin fez lembrar Nikita Khrutchov quando, durante uma visita a uma exposição de arte moderna, nos anos 60 do séc. XX, fez tão duras críticas das obras que viu que travaram por muitos anos o desenvolvimento das artes soviéticas. Pouco tempo depois, Khrutchov foi derrubado por um golpe palaciano.
Mas Ilia Glazunov não foi o primeiro a sofrer uma «humilhação pública». Na semana passada, para mostrar o seu «poder», Putin obrigou um dos homens mais ricos da Rússia, Oleg Derispaka, a reabrir uma fábrica de alumínio, depois dos trabalhadores se terem queixado de ficarem sem emprego e dinheiro.
A ordem foi dada frente às câmaras de televisão. O primeiro-ministro atirou uma caneta para cima de uma mesa e ordenou a Oleg Derispaka que assinasse os papéis para reabrir a fábrica.
Depois, para mostrar todo o seu poder, exigiu do oligarca que lhe devolvesse a esferográfica.
Claro que o primeiro-ministro fez um figurão perante os russos, mas, logo a seguir, começaram a exigir problemas laborais e salariais em várias regiões da Rússia, que deixaram claro que Putin não consegue "apagar todos os incêndios" por muito bombeiro que seja.
Além disso, os humilhados costumam não esquecer este tipo de acções...

201 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 201 de 201
Anónimo disse...

sr. milhazes, ideologias à parte, o sr. está de parabens porque o seu espaço atrai linhas de pensamento de todos os quadrantes e é de louvar a sua postura de respeito por todas as opiniões,

viva a democracia!

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 201 de 201   Mais recente› Mais recente»