sábado, junho 06, 2009

Rapper angolano à conquista de fama


Estudante da Universidade da Amizade dos Povos de Moscovo, Denérido Cudidissa, de seu nome artístico Dene XL, lançou o seu primeiro trabalho a solo, intitulado “Dentro e Fora do Meu Quarto”, num registo Rap- Hip Hop, ainda em Angola, em 2007.
Em declarações à Agência Lusa, diz-se influenciado por variadíssimos géneros musicais, desde Kizomba, zouk, fado, samba, e por outros artistas angolanos e norte americanos da área do Rap- Hip Hop. Considera que o Rap é o género musical de intervenção política por excelência, e por definição, capaz de veicular com impacto uma mensagem de denúncia dos grandes flagelos da sociedade contemporânea.
Tem actuado com regularidade em universidades, clubes nocturnos, em eventos hip-hip e na Embaixada de Angola em Moscovo.
Para além de autor e compositor, Dene XL estreou-se na Rússia há três anos como produtor, numa altura em que sentiu a falta de “beats” (instrumentais) próprios. Não queria cantar em “beats” alheios, nem fazer download de ritmos de outrem. Adquiriu então material, começou a compor os seus próprios ritmos e tornou-se produtor de artistas russos e de outras nacionalidades.
Confessa que ainda não se conseguiu adaptar totalmente ao pais, mas salienta o papel importante que a sua vivência na Rússia tem desempenhado na sua criatividade artística, nomeadamente pela riqueza da tradição musical do país.
Nunca foi agredido fisicamente, mas é diariamente alvo de comentários racistas fora da universidade, no metro, e em inúmeras situações do dia a dia em Moscovo. Encara estas ocorrências com filosofia, considerando que tais comportamentos são fruto da ignorância de pessoas que “não sabem conviver não só com pessoas de outras raças, como também não sabem viver de todo em sociedade, pura e simplesmente.”
Apesar de tudo, diz-se feliz por ter vindo estudar para a Rússia, principalmente pela qualidade de ensino que lhe é providenciada. Feliz também por aprender imenso fora do âmbito dos estudos e por saber que o conjunto de experiências que leva daqui lhe há- de servir no futuro.
É oriundo de Luanda, mas a quem lhe pergunta de que província é, costuma responder que é da província de Uíge, terra do seu pai, sendo a sua mãe do Kwanza Norte.
De olhos postos em Angola, tenciona regressar em 2010 com o seu filho e a sua esposa, Gabriela , de nacionalidade equatoriana, depois de concluir o mestrado em Geologia,
O seu quotidiano é o de um estudante normal, feito de estudo e das pequenas alegrias que lhe proporciona o aconchego do lar, na companhia do filho e da esposa. No pouco tempo livre, compõe música, e, aos fins de semana, encontra-se com os amigos. Segundo dados seus, a comunidade angolana, constituída por cerca de duzentos jovens indivíduos, é a mais numerosa de todas as comunidades estrangeiras da Universidade da Amizade dos Povos.
Do ponto de vista do jovem luandense, não existe diferença entre o DeneXL dos palcos e o Denérido Cudidissa de vinte e cinco anos de idade. Quando compõe tenta não só exprimir a sua sensibilidade pessoal, como também “aquilo que os outros são e vivem”. Põe-se “na pele de uma outra pessoa para transmitir.”
Na vida como no palco, DeneXL define-se como “uma pessoa directa, de intervenção”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como diria o Vasco, ó Milhazes isto por aqui hoje é um Viva a negritude! ( risos)

Anónimo disse...

SAIR DUM PAIS QUENTE COMO E' ANGOLA, PARA UM FRIO COMO E' RUSSIA, DEVE SER UM TRANSTORNO GRANDE PAH!!!