sexta-feira, junho 19, 2009

Sonda espacial russa comprovará se vida tem origem extraterrestre


A sonda espacial russa Fobos-Grunt, que será lançada no próximo mês de Outubro rumo a Marte e deverá trazer de volta amostras de solo de Fobos, a lua marciana, ajudará a comprovar a hipótese de que a vida na Terra tem origem no Espaço, declarou hoje Lev Zelioni, director do Instituto de Estudos Espaciais da Rússia.
“Enviaremos a Fobos culturas bacterianas para averiguar se sobrevivem ou não nas condições do frio e da radiacção, ou seja, se podem viajar com meteoritos, por exemplo”, explicou o cientista russa à agência Ria-Novosti.
“Durante os três anos em que durará o voo, as bactérias ficarão expostas a baixas temperaturas, vácuo e raios gama provenientes do Sol, ou seja, viajarão em condições equiparáveis às do Espaço exterior”, acrescentou, sublinhando que “a radiação será a prova mais difícil”.
Zelioni revelou que a experiência visará confirmar ou não a chamada teoria da panspermia, segundo a qual as substâncias químicas e até microorganismos podem deslocar-se no Universo em meteoritos e cometas e, um dia, chegaram à Terra dando início à ulterior evolução de organismos vivos.

16 comentários:

MSantos disse...

Uma descrição desta fantástica missão que vai fazer retornar amostras do solo de Fobos para a terra.

Infelizmente em russo

http://www.youtube.com/watch?v=W0cUvK0Dgy8

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

que desperdício de dinheiro...o país em uma violenta recessão e botam grana nessa besteirada toda.

MSantos disse...

Pela linha de pensamento do Anónimo também terá sido um desperdício quando a Europa se aventurou a descobir o mundo mesmo com tanta fome e miséria no seu continente.

Para evoluirmos e progredirmos talvez com macumbas, não?

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

"Pela linha de pensamento do Anónimo também terá sido um desperdício quando a Europa se aventurou a descobir o mundo mesmo com tanta fome e miséria no seu continente."

Com certeza foi. O que de fato as conquistas dos europeus trouxeram para o novo mundo além de massacres, destruição da natureza, desestabilização do equilíbrio mundial?!?! É a mesma história do cara que compra um Audi mas vive numa favela.
Além disso, existe uma distância abissal entre a colonização de um continente (mesmo pra tecnologia da época) e de uma lua/planeta.

MSantos disse...

Sem comentários

Anónimo disse...

'MSantos disse...
Sem comentários"


típica resposta de pessoas sem argumento

Doris disse...

uma analogia:

Um pai de família que estivesse passando por problemas financeiros e inventasse de comprar uma cara viagem para o exterior, mesmo vendo seus filhos passando necessidade, seria bem visto?
O bom senso diz que não...

Zé Carlos disse...

Talvez o Med queira tirar o leite da boca das crianças russas pra colocar na boca dos extraterrestres hehehehe

Mas me pergunto: que benefício terá uma notícia dessas para o povo russo: "Russos investem bilhões e comprovam que a vida teve origem extraterrestre"

nooooossa, que orgulho!

Anónimo disse...

brasileiros

não se humilhem dessa forma,

o manuel santos não respondeu por falta de argumentos, certamente que não o fez porque é tão absurdo afirmar que os europeus não deviam ter saido da europa que demoraria horas a explicar e como vocês são burros nunca entenderiam..

não me admira que qualquer dia veja um brasileiro a pretender proibir a luz do sol ou querer reduzir a força de gravidade porque "cansa muito".

saudo os brasilerios que apesar de levarem uma lavagem cerebral na escola pública brasileira ainda conseguem entender as incongruências.

Anónimo disse...

é por essas e por outras que o brasil não é uma super-potência.

qual é a justificação de o brasil não possuir ainda um programa espacial autonomo e eficiênte?

já li que andam a ceder terra aos indios..loucura né?

qual é a lógica do brasil não possuir armas nucleares? Não estou a dizer que devam construir um arsenal do tamanho da rússia, mas deviam ter um pequeno número de armas para garantir que nunca seriam atacados...

A frança tem armas nucleares, para que será? não têm inimigos.

Francamente, o brasil procura afirmar-se internacionalmente e vai conseguir esse objectivo no momento em que desenvolver armas nucleares.

PortugueseMan disse...

qual é a justificação de o brasil não possuir ainda um programa espacial autonomo e eficiênte?

O problema principal é monetário. Os investimentos são altíssimos e de longo prazo. Mas o Brasil está no excelente caminho para atingir esse objectivo. e até já tivemos um astronauta a falar portugês na estação espacial graças ao empenho do Brasil em participar neste projecto.

qual é a lógica do brasil não possuir armas nucleares? Não estou a dizer que devam construir um arsenal do tamanho da rússia, mas deviam ter um pequeno número de armas para garantir que nunca seriam atacados...


Bom nesse caso se calhar países como a Venezuela e Argentina, também deveriam pensar o mesmo por exemplo e depois tinhamos uma série de países na América Latina com armas nucleares. Será que os brasileiros se sentiriam mais seguros? Se toda a gente pensasse assim, nem os EUA/Rússia estariam a renegociar o nº de ogivas.

Apesar disso e apesar de estarmos fora do âmbito deste blogue (por acaso até existe uma ligação com a Rússia) uma chamada de atenção:

O Brasil é de facto uma potência nuclear e neste momento só não produz armas nucleares por opção. Aquilo a que hoje a comunidade internacional com especial destaque para os EUA, receiam que o Irão faça (enriquecimento de Urânio), o Brasil passou a fazer recentemente e a coisa só não subiu de tom porque os EUA estão com demasiadas frentes e não conseguem pressionar toda a gente ao mesmo tempo. Mas eles não gostaram nada e fizeram barulho.

O Brasil está numa situação interessante com factores de crescimento muito fortes (vamos colocar de lado este periodo de recessão mundial que afecta toda a gente) e a nível militar o seu potencial cresce à medida que o país consegue canalizar mais dinheiro para as suas forças armadas.

O Brazil está a escassos anos de atingir o espaço por meios próprios, quem constroi foguetões, pode contruir mísseis, quem produz energia nuclear dominando o ciclo completo, pode produzir armas nucleares, conjugando estes dois factores a única coisa que impede o Brazil hoje de produzir armas nucleares, é a opção política.

PortugueseMan disse...

Correcção:

"...única coisa que impede o Brazil hoje de produzir armas nucleares..."

deve-se lêr:

"...única coisa que impede o Brazil hoje de produzir MÍSSEIS nucleares..."

MSantos disse...

"O Brasil é de facto uma potência nuclear e neste momento só não produz armas nucleares por opção"

E esperemos que saiba manter a sua grandeza em não optar por este caminho.

Cumpts
Manuel Santos

PortugueseMan disse...

Sim, penso que sim.

O Brasil tem demonstrado muita ponderação e equilíbrio nas suas decisões e rumos. O país aspira a uma maior responsabilidade no seio da Comunidade Internacional e na América Latina. E parece-me estar no caminho certo.

Cumprimentos,
PortugueseMan

MSantos disse...

Apenas mais uma informação sobre esta sonda, além das principais missões descritas no artigo, que difere das tradicionais pois vai retornar à Terra, amostras do solo de Fobos:

Como vai aproveitar uma janela de lançamento única(conjunção de planetas ou alinhamento) e devido à sua elevada miniaturização será lançada por um foguetão SOYUZ/FREGAT sem necessidade de utilizar o pesado foguetão de carga PROTON que costuma ser usado nestas missões.

Esta sonda também levará "à boleia" uma pequena sonda chinesa (Yinghuo-1) que ficará a orbitar Marte, estudando a ionização da atmosfera e campo magnético.

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

Alguns links de interesse:

http://en.wikipedia.org/wiki/Phobos-Grunt

http://www.russianspaceweb.com/phobos_grunt.html

Cumpts
Mamuel Santos