segunda-feira, agosto 10, 2009

Marinha de Guerra russo envia vasos para procurar navio de carga desaparecido

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje que, na quarta-feira, navios da sua Armada do Mar Negro entrarão no Oceano Atlântico para dar início às buscas do navio de carga Arctic Sea, com tripulação russa a bordo.
Segundo a agência Interfax, que cita fontes do Ministério da Defesa da Rússia, “amanhã, às 23.00 horas (20 horas TMG), quatro vasos de guerra da Armada do Mar Negro atravessarão o Estreito de Gibraltar e entrarão no Atlântico, tendo já sido dado a respectiva ordem”.
Porém, os militares russos sublinham que as operações de busca se irão realizar “de passagem”, ou seja, “na zona e no quadro do gráfico de movimentação dos navios de guerra russos, porque eles devem chegar ao porto Baltisk (no Mar Báltico) na hora marcada”.
A velocidade destes navios de guerra é de 11 nós (cerca de 20 km/hora).
Na véspera, a Marinha de Guerra da Rússia anunciou que o navio Arctic Sea, que transportava madeira do Báltico para a Argélia, teria desaparecido em águas territoriais portuguesas.
Porém, hoje, o Ministério dos Transportes da Rússia anunciou ter recebido das autoridades portuguesas a informação de que esse navio não se encontra nas águias territoriais de Portugal.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ok. Isto foi tudo mencionado nos comentários do primeiro artigo sobre o assunto.Ou seja, nada tenho a acrescentar ao escrito, a não ser que há sempre hipótese do navio ter sido raptado por ETs e estar agora no espaço ( risos).

Anónimo disse...

(...) esse navio não se encontra nas ÁGUAS territoriais de Portugal. Só para chamar a atenção para o erro!
Cumprimentos, Joana N.

Anónimo disse...

Nas águas territoriais portuguesas? Não será antes na nossa ZEE?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Cara Joana, talvez você tenha razão, pois a Marinha Russa fala em águas da costa portuguesa, que poderá ser interpretado de várias maneiras, talvez se trate mesmo da ZEE.

Anónimo disse...

Afinal o navio foi visto por um avião de vigilância português. cada vez se percebe menos. Porquê tanta mentira?

Anónimo disse...

3 navios e 2 submarinos!!!

Anónimo disse...

Segundo acabei de ouvir no noticiário da noite na televisão, o barco Artic Sea foi avistado ao largo do arquipélago de Cabo Verde.

Talvez começe a ganhar peso a tese da carga de droga, Cabo Verde é muito perto da Guiné-Bissau, o 1º país do Mundo com um Narco-Estado.