sábado, agosto 15, 2009

Moscovo apoia assinatura de Carta Económica para saída da crise

A Rússia apoia a iniciativa da Alemanha respeitante à elaboração de uma carta económica para a saída da crise, declarou o Presidente russo, Dmitri Medvedev, numa conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel.
A chanceler alemã tinha avançado a proposta de elaboração de uma Carta Económica do Desenvolvimento Estável, que regule a economia mundial.
“A Rússia apoiou e apoia uma série de iniciativas, incluindo a proposta alemã, ligada à carta económica. Consideramos que que se trata de material positivo que pode ser base para posterior trabalho. Tudo isso é a base para avançarmos”, frisou Medvedev.
Ao mesmo tempo, ele assinalou a necessidade de continuar as consultas sobre questões económicas na véspera da cimeira dos “vinte” em Pittsburg.
“Parece que fizemos alguma coisa durante este tempo”, acrescentou o dirigente russo.
Medvedev destacou o aparecimento de sintomas que incutem esperança no que respeita à superação das consequências da crise financeira.
“Começámos as conversações por aí. Em geral, trata-se de um momento agradável, mas, parece-me, não devemos emocionarmo-nos, mas devemos fazer tudo o que acordámos em Washington, tudo o que acordámos depois em Londres e que iremos acordar em Pittsburg”, declarou o Presidente russo.
Angela Merkel apoiou a cooperação do consórgio austro-canadiano Magna com a Rússia com vista à aquisição da empresa Opel à General Motors.
Não obstante a crise, os dirigentes russo e alemã constataram o aumento dos investimentos bilaterais.

Sem comentários: