terça-feira, setembro 15, 2009

Blog dos leitores (Viagem à Rússia) Parte 5




O leitor Manuel R. Ortigão esteve recentemente na Rússia e decidiu compartilhar as suas impressões e fotografias com os restantes leitores. Aqui fica a última parte da viagem.

"No dia seguinte partimos para Novgorod, uma cidade a 190 km a sul de S. Peter. Fomos na camioneta de carreira que partiu às 08:30 e demorou pouco de mais de 2 horas. Ao longo da viagem fomos vendo as casas de madeira que marcam a paisagem campestre da Rússia, com as mais variadas cores, formatos e tamanhos, embora grande parte num mau estado de consevação. Sabe-se que muitas destas casas são “dachas”, isto é, casas de fim-de-semana dos habitantes das grandes cidades, embora outras funcionem como residências permanentes.

Novgorod é a mais antiga cidade Russa tendo sido fundada no século IX por Rurik, um príncipe Viking. Durante os séculos que se seguiram Novgorod envolveu-se e foi palco de enormes batalhas no quadro da luta pela sopremacia territorial na região, nomeadamente durante o reinado de Ivan o Terrivel que viria a ser o primeiro Tsar de Todas as Russias.

Novgorod é uma cidade relativamente pequena com uma grande muralha que circunda o chamado Kremlin, uma vasta área onde se situam os principais pontos de interesse, ou seja as igrejas e o museu de História, Arquitectura e Arte. Aqui se encontram fantásticas colecções de ícones incluindo os mais antigos que são conhecidos e que datam do século XI.

Estar em Novgorod foi também a oportunidade de fruir o movimento de uma pequena cidade na Rússia, com um ritmo mais calmo e bem diferente de Moscovo ou S. Petersburgo. Ali dormimos uma noite para no dia seguinte regressarmos a Moscovo e voar de volta para Lisboa.

Estes 10 dias de viagem foram aproveitados quase ao minuto e por isso a experiência foi intensa. Mas ficou a vontade de regressar para visitar tantos outros sítios e cidades sobretudo mais para Leste bem ficou a vontade de ver este país no Inverno, quando a neve e temperaturas baixas marcam presença."

Manuel R. Ortigão – Setembro 2009

6 comentários:

PortugueseMan disse...

Foi uma leitura agradável.

Obrigado.

Cristina disse...

Ao autor do post (Manuel Ortigão)

Gostei de ver as fotografias, mas naturalmente as suas impressões são apenas turísticas. É impossível ficar com uma ideia da Rússia visitando apenas hotéis e locais de interesse de Moscovo e São Petersburgo (o mesmo aconteceria se fosse em Lisboa, p.e.). Naturalmente que estes locais emblemáticos são de grande beleza e vale apenas vê-los. Mas a Rússia é muito mais do que isso e, até diria, não é isso. A mim parece-me que Moscovo é um país diferente do resto da Rússia. Muita da população de Moscovo, especialmente a mais velha e mais pobre, foi obrigada a ir para zonas "mais baratas". Por outro lado, para Moscovo convergem todas as pessoas do "império" mais empreendedoras e mais ricas, bem como grande quantidade de imigrantes das ex-repúblicas. É, pois, uma cidade muito especial, única e, diria, pouco representativa do país.

Cristina Mestre

Anónimo disse...

"Muita da população de Moscovo, especialmente a mais velha e mais pobre, foi obrigada a ir para zonas "mais baratas". Por outro lado, para Moscovo convergem todas as pessoas do "império" mais empreendedoras e mais ricas, bem como grande quantidade de imigrantes das ex-repúblicas."

Tal e qual a sua amada New York, Washington ou qualquer capital europeia, Cristina.

José Milhazes porque não um artigo sobre o Valdai club?

Cristina disse...

Concordo consigo.
A diferença é que, ao contrário das capitais europeis, a diferença entre o nível e as condições de vida dos moscovitas e das zonas de província russas é muitíssimo maior. As facilidades que existem em Moscovo e que permitem uma boa qualidade de vida na capital são muito pouco acessíveis na província (p.e. internet, telefone, casas com W.C, etc). Foi isso que eu quis dizer

Anónimo disse...

É sempre agradável ler as impressões de quem viaja pela primeira vez a Moscovo e S. Petersburgo.
Todavia, parecia um bocado uma redacção e não dá uma ideia do que é a Rússia.
Essas duas cidades são das zonas mais ricas da Rússia.
Claro está que a viagem foi feita de verão. Caso contrário as impressões seriam completamente diferentes sobre a paisagem e o comportamento dos russos.

Roman disse...

para Anónimo antecedente

Tem alguma coisa contra o comportamento dos russos? Alguma experiência pessoal?