O cargueiro Arctic Sea irá ser entregue a representantes de Malta dentro de alguns dias, depois de os investigadores russos terminarem o seu trabalho a bordo do navio, anunciou hoje o Comité de Investigação (CI) da Procuradoria-Geral da Rússia.
“Depois de terminadas as acções de investigação no cargueiro, o navio será entregue em Las Palmas a representantes da República de Malta, sob cuja bandeira o cargueiro navegava quando foi desviado”, lê-se num comunicado desse Comité.
Segundo o CI, os investigadores e criminalistas continuam a revistar o navio, o que irá exigir “mais alguns dias”.
Antes, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, e o CI da Procuradoria-Geral da Rússia anunciaram que o Arctic Sea não transportava mísseis S-300 para o Irão, nem qualquer carga ilegal.
O navio Arctic Sea, que, oficialmente, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, foi sequestrado por piratas em finais de Julho no Báltico e libertado por um navio de guerra russo perto de Cabo Verde em meados de Agosto.
As autoridades militares russas anunciaram que o navio estava a ser rebocado para o porto russo de Novossirbirsk, no Mar Negro, onde deveria ser sujeito a uma revista, mas, agora, operaram pela sua entrega a Malta nas ilhas Canárias.
“Depois de terminadas as acções de investigação no cargueiro, o navio será entregue em Las Palmas a representantes da República de Malta, sob cuja bandeira o cargueiro navegava quando foi desviado”, lê-se num comunicado desse Comité.
Segundo o CI, os investigadores e criminalistas continuam a revistar o navio, o que irá exigir “mais alguns dias”.
Antes, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, e o CI da Procuradoria-Geral da Rússia anunciaram que o Arctic Sea não transportava mísseis S-300 para o Irão, nem qualquer carga ilegal.
O navio Arctic Sea, que, oficialmente, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, foi sequestrado por piratas em finais de Julho no Báltico e libertado por um navio de guerra russo perto de Cabo Verde em meados de Agosto.
As autoridades militares russas anunciaram que o navio estava a ser rebocado para o porto russo de Novossirbirsk, no Mar Negro, onde deveria ser sujeito a uma revista, mas, agora, operaram pela sua entrega a Malta nas ilhas Canárias.
Mas porque é que demorou tanto tempo a rebocar o Arctic Sea de Cabo Verde até às ilhas Canárias? Quem acredita em "contos de fadas" deste tipo no início do séc. XXI?
7 comentários:
E sempre parou em Lisboa como indicava num artigo anterior?É que Eu não ouvi nada acerca disso.
E os tripulantes já falam? Onde é que estão os tripulantes?
Isto é uma história aberrante. Não vamos saber o que realmente se passou.
Demorou muito porque tiveram de ir espalhando as cuequinhas pelo mar fora, para disfarçar (risos)
Ainda está por explicar, mas bem explicadinho, qual foi a razão por detrás do envolvimento da NATO nesta questão.
Uma peritagem para detecção de carga ilegal, num navio daquelas dimensões não demora no máximo de tempo 2 dias, considerando eventuais imponderáveis ou dificuldades para oxi-cortar determinadas zonas, ou dificuldade na abertura da escotilhas de inspecção. Mesmo com o navio a navegar normalmente.
Quaisquer cargas, dissimuladas em compartimentos estanques, como no caso do conferdam central (espaço transversal ao navio,vazio entre os porões 2 e 3) levará no minimo uns 10 dias na totalidade a ser transbordada para outro navio.
Para acesso à carga com as gruas do próprio navio, será necessário abrir o convés por oxi-corte, com uma abertura suficiente para passagem dos "cilindros de aço" e fazer o transbordo para outra embarcação (1 noite seria o suficiente para o transbordo de 10 cilindros).
Os trabalhos de abertura por oxi-corte e fecho por soldadura, assim como pintura de protecção da zona removida, demorará trabalhando dia e noite, e de forma camuflada para não ser detectado pela aviação, no minimo uns 8 dias.
-Portanto, o trabalho executado a bordo, não foi uma inspecção de detalhes, foi sim uma operação de limpeza de vestigios e evidências deixados desde Kalinegrado !
It 's obvious my dear Whatson...
Se calhar os s-300 estão em Portugal
A Espanha está a planear algo contra nós (risos)
SEm cuecas antimissil estamos feitos!!!
"Depois de terminadas as acções de investigação no cargueiro, o navio será entregue em Las Palmas a representantes da República de Malta, sob cuja bandeira o cargueiro navegava quando foi desviado”
-Um dos requesitos a que ficam obrigados os Armadores de navios a poderem matricular em Malta,navios que estejam navegando em classes sub standardizadas, como é o caso, será sempre o Armador quem assumirá toda a responsabilidade civica ou juridica no foro da sua nacionalidade.
O armador é a empresa finlandesa White Sea, detida por um russo/finlandês Vitor Martvejev, mais dois oligarcas russos, que por sua vez alugaram o navio à companhia de navegação finlandêsa Solchart Management Oy, dirigida pelo mesmo Vitor Martvejev.
O Cadastro Maltês não pagará um ùnico centimo de despesa, em todo este imbróglio, nem sairá de Malta antes de "outros" se comprometerem com os gastos.
O "pudor" dos governantes russos em entregar o navio aos mafiosos russos acantonados em Helsinquia é patético!
Ainda com a agravante, de não poderem escamotear que a posse do sovietico "Okhotskoye" foi travestida para o finlandês Artic Sea!
...tantos enigmas para....tão evidente mistério !
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