quinta-feira, setembro 10, 2009

VIagem de Arctic Sea termina nas Canárias?


O cargueiro Arctic Sea irá ser entregue a representantes de Malta dentro de alguns dias, depois de os investigadores russos terminarem o seu trabalho a bordo do navio, anunciou hoje o Comité de Investigação (CI) da Procuradoria-Geral da Rússia.
“Depois de terminadas as acções de investigação no cargueiro, o navio será entregue em Las Palmas a representantes da República de Malta, sob cuja bandeira o cargueiro navegava quando foi desviado”, lê-se num comunicado desse Comité.
Segundo o CI, os investigadores e criminalistas continuam a revistar o navio, o que irá exigir “mais alguns dias”.
Antes, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, e o CI da Procuradoria-Geral da Rússia anunciaram que o Arctic Sea não transportava mísseis S-300 para o Irão, nem qualquer carga ilegal.
O navio Arctic Sea, que, oficialmente, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, foi sequestrado por piratas em finais de Julho no Báltico e libertado por um navio de guerra russo perto de Cabo Verde em meados de Agosto.
As autoridades militares russas anunciaram que o navio estava a ser rebocado para o porto russo de Novossirbirsk, no Mar Negro, onde deveria ser sujeito a uma revista, mas, agora, operaram pela sua entrega a Malta nas ilhas Canárias.

Mas porque é que demorou tanto tempo a rebocar o Arctic Sea de Cabo Verde até às ilhas Canárias? Quem acredita em "contos de fadas" deste tipo no início do séc. XXI?

7 comentários:

PortugueseMan disse...

E sempre parou em Lisboa como indicava num artigo anterior?É que Eu não ouvi nada acerca disso.

E os tripulantes já falam? Onde é que estão os tripulantes?

Isto é uma história aberrante. Não vamos saber o que realmente se passou.

Anónimo disse...

Demorou muito porque tiveram de ir espalhando as cuequinhas pelo mar fora, para disfarçar (risos)

Pippo disse...

Ainda está por explicar, mas bem explicadinho, qual foi a razão por detrás do envolvimento da NATO nesta questão.

Sherlock Holmes disse...

Uma peritagem para detecção de carga ilegal, num navio daquelas dimensões não demora no máximo de tempo 2 dias, considerando eventuais imponderáveis ou dificuldades para oxi-cortar determinadas zonas, ou dificuldade na abertura da escotilhas de inspecção. Mesmo com o navio a navegar normalmente.

Quaisquer cargas, dissimuladas em compartimentos estanques, como no caso do conferdam central (espaço transversal ao navio,vazio entre os porões 2 e 3) levará no minimo uns 10 dias na totalidade a ser transbordada para outro navio.

Para acesso à carga com as gruas do próprio navio, será necessário abrir o convés por oxi-corte, com uma abertura suficiente para passagem dos "cilindros de aço" e fazer o transbordo para outra embarcação (1 noite seria o suficiente para o transbordo de 10 cilindros).

Os trabalhos de abertura por oxi-corte e fecho por soldadura, assim como pintura de protecção da zona removida, demorará trabalhando dia e noite, e de forma camuflada para não ser detectado pela aviação, no minimo uns 8 dias.

-Portanto, o trabalho executado a bordo, não foi uma inspecção de detalhes, foi sim uma operação de limpeza de vestigios e evidências deixados desde Kalinegrado !

It 's obvious my dear Whatson...

Anónimo disse...

Se calhar os s-300 estão em Portugal

A Espanha está a planear algo contra nós (risos)

Anónimo disse...

SEm cuecas antimissil estamos feitos!!!

Sherlock Holmes disse...

"Depois de terminadas as acções de investigação no cargueiro, o navio será entregue em Las Palmas a representantes da República de Malta, sob cuja bandeira o cargueiro navegava quando foi desviado”

-Um dos requesitos a que ficam obrigados os Armadores de navios a poderem matricular em Malta,navios que estejam navegando em classes sub standardizadas, como é o caso, será sempre o Armador quem assumirá toda a responsabilidade civica ou juridica no foro da sua nacionalidade.

O armador é a empresa finlandesa White Sea, detida por um russo/finlandês Vitor Martvejev, mais dois oligarcas russos, que por sua vez alugaram o navio à companhia de navegação finlandêsa Solchart Management Oy, dirigida pelo mesmo Vitor Martvejev.

O Cadastro Maltês não pagará um ùnico centimo de despesa, em todo este imbróglio, nem sairá de Malta antes de "outros" se comprometerem com os gastos.
O "pudor" dos governantes russos em entregar o navio aos mafiosos russos acantonados em Helsinquia é patético!
Ainda com a agravante, de não poderem escamotear que a posse do sovietico "Okhotskoye" foi travestida para o finlandês Artic Sea!
...tantos enigmas para....tão evidente mistério !