domingo, dezembro 20, 2009

Milhares de pessoas despediram-se de Iegor Gaidar

Cerca de dez mil moscovitas juntaram-se hoje em frente do Hospital Clínico Central, com flores nas mãos, para se despedirem do conhecido economista e político Iegor Gaidar.
O político e ex-primeiro-ministro reformista impulsionou a transição da Rússia para a economia de mercado no início dos anos 90.
Na cerimónia de despedida estiveram presentes tanto políticos como empresários, entre os quais Boris Nemtsov, Mikhail Kassianov e Anatoli Tchubais, membros do Governo dirigido por Gaidar, como simples cidadãos, agradecidos a Gaidar pelo que fez pela Rússia.
Arkadi Dvorkovitch, assessor do Presidente russo Dmitri Medvedev, declarou que Gaidar “salvou o país da guerra civil, da fome e de outras tragédias”.
O ex-primeiro-ministro da Rússia, Victor Tchernomirdine, considerou-o “homem de muita coragem”.
O antigo-primeiro-ministro russo Igor Gaidar, conhecido por lançar a Rússia para a economia de mercado naquilo a que ficou chamado como “terapia de choque” morreu sexta-feira de madrugada, com 53 anos.
Igor Gaidar nasceu a 19 de Março de 1956 numa conhecida família de intelectuais soviéticos, tendo feito uma carreira brilhante na era comunista, que ajudou a derrubar em 1991.
Formado em economia pela Universidade Estatal de Moscovo em 1978, adere ao Partido Comunista da União Soviética dois anos depois. Entre 1987 e 1990, foi vice-director da revista Comunista, órgão teórico do PCUS e, em 1990, ocupou o mesmo cargo mas no jornal Pravda, principal diário do mesmo partido.
Após a queda do comunismo, em 1991, Gaidar está entre um grupo de economistas jovens que defendem a transição da economia russa “do plano para o mercado” e ocupa o cargo de primeiro-ministro interino do Governo de Boris Ieltsin até 1994.
Foi durante estes anos que Gaidar realizou a sua política de “terapia de choque”, obrigando os russos a darem um salto brusco da economia planificada para a economia de mercado.
Actualmente ocupava o cargo de director do Instituto da Economia de Transição e era conselheiro económico do governo do Iraque, tendo publicado várias obras de economia, onde tecia críticas à política dos actuais dirigentes do país.

4 comentários:

Jest nas Wielu disse...

off top

Mais um soldado russo, do contingente russo de ocupação da Geórgia, escolheu passar para o lado georgiano. O soldado Vitali Hripul, que pediu o asilo humanitário, explica a sua decisão com “os impossíveis condições do serviço militar”:
http://news.mail.ru/politics/3184832

Já o terceiro soldado escolhe a “pobre e fraca Geórgia” em vez do “poderoso” império gasificado que alguns anos para cá sistematicamente se levanta do chão…

Anónimo disse...

Cada uma das fortunas que Gaidar ajudou a fazer custou a miseria de milhares de russos. Gaidar devia ser julgado pelo que fez e não louvado.

Jest nas Wielu disse...

p.s.

A fotografia do soldado Vitali Hripul (Hripun):
http://cyxymu.livejournal.com/624868.html

Jest nas Wielu disse...

A entrevista muito interessante com Vitali Hripun (Hripul), sargento de guarda – fronteira russa que pediu o asilo político na Geórgia:
http://morielli.livejournal.com/27643.html