quinta-feira, dezembro 03, 2009

Vladimir Putin pretende concorrer com Fidel Castro


O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, parece querer fazer concorrência a Fidel Castro não só quanto aos anos de permanência no poder, mas também quanto ao "comprimento" das intervenções públicas.

É obra responder a 80 perguntas dos telespectadores durante quatro horas. Como maratonas deste tipo se realizam já há oito anos, sendo de cada vez batido um recorde de tempo de diálogo, se elas continuarem durante muitos anos e com o melhoramento do recorde ao mesmo ritmo, não duvido que Fidel Castro irá perder o recorde e o nome de Vladimir Putin poderá entrar nalgum livro de recordes.

Sim, porque o dirigente russo respondeu a um telespectador que lhe perguntou se não estava cansado da política e se não se queria dedicar à família: "Não esperem por isso!". Além disso, afirmou que está a pensar se vai ou não participar na corrida presidencial de 2012.

A propósito, Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia que se encontra a visita a Itália, também não exclui a possibilidade de participar na mesma corrida. Isto fez-me recordar uma anedota russa que ouvi há algum tempo: "Rússia, 2030. Medvedev e Putin estão sentados à mesa a beber cerveja (como às vezes acontece) e o segundo pergunta ao primeiro: - Dmitri, diz-me lá uma coisa: qual de nós é o presidente e qual de nós é o primeiro-ministro?".

Tendo em conta as relações existentes entre o dueto, que segundo Putin disse hoje, foram, são e serão boas, essa anedota até tem alguma possibilidade de se tornar realidade... Eu a que já não devo cá estar para ver.

Quanto ao conteúdo das respostas, não se pode dizer que ouvimos grandes novidades. O "pai da nação" preocupa-se com todos os problemas dos seus cidadãos, desde o fabrico de armamentos, passando pela falta de medicamentos no hospital B da vila P, até à falta de computadores na escola A da aldeia N. (Um parentesis para voltar a dizer que os fabricantes do computador português "Magalhães" estão a perder aqui uma grande oportunidade).

Com vários "mas" e muita dificuldade, Putin reconheceu que “ tudo o que foi feito de positivo na época de Estaline, foi conseguido a um preço inaceitável. Houve repressões, e isso é inaceitável. Houve culto da personalidade e crimes contra o próprio povo, e isso é um facto”. Um grande passo em frente.

Quanto às restantes 79 respostas, os leitores poderão encontrá-las nos mais diversos órgãos de informação. Eu, pelo menos, trabalhei e escrevi que me fartei...

8 comentários:

PortugueseMan disse...

confesso que tenho mais curiosidade sobre a percentagem de audiências.

As pessoas vêem isso?

Anónimo disse...

A popularidade de Putin deve estar a cair para que ele esteja com tanto tempo na TV...

antónio m p disse...

A diferença em relação a Fidel é que este precisaria das quatro horas para responder só à primeira pergunta. Além de que não é previsível que volte a ser presidente. E daí...

anónimo russo disse...

PortugueseMan disse...
"confesso que tenho mais curiosidade sobre a percentagem de audiências.

As pessoas vêem isso?"


A conversa foi transmitida em directo pelo canal televisívo "Rússia", um dos dois canais principais da televisão. Se não me engano, foram recebidas mais de 1 400 000 telefonemas, SMS e mensagens, enviadas pela internet. O número de chamadas telefónicas atingia 2000 por minuto.

anónimo russo disse...

"Quanto ao conteúdo das respostas, não se pode dizer que ouvimos grandes novidades. O "pai da nação" preocupa-se com todos os problemas dos seus cidadãos, desde o fabrico de armamentos, passando pela falta de medicamentos no hospital B da vila P, até à falta de computadores na escola A da aldeia N. (Um parentesis para voltar a dizer que os fabricantes do computador português "Magalhães" estão a perder aqui uma grande oportunidade)."


Não posso concordar. Entre os locais que apareceram em directo e de onde as pessóas tambem fizeram perguntas, havia fabrica, onde se produz sukhoi-superjet-100, Avto-Vaz (o maior produtor de carros russo que até hoje tem problemas em se adaptar à economía de mercado e por enquanto não aguenta concorréncia) e Sayano-Schúchenskaya GES. Lugares, de onde as suas perguntas fizeram especialistas que lá trabalham. E foram as perguntas, ao meu ver, bastante importantes e ligadas directamente aos problemas atuais que a Rússia está a resolver: problemas da modernização.

Sim, para mim pessoalmente foi sempre óbvio que Putin é um político, que faz o seu RP etc. Mas é um político de alto nivel e, pelos vistos, capaz de trabalhar em vários tipos de situações. E, desde que as atividades dele não prejudiquem o país, que trabalhe.

anónimo russo disse...

P.S. Alem da televisão, li que tudo foi transmitido em directo por 2 estações de rádio (uma delas tambem uma das mais populares).

PortugueseMan disse...

anónimo russo,

obrigado pelas informações adicionais.

E já saiu alguma informação sobre o nº de pessoas que viram o programa?

anónimo russo disse...

PortugueseMan disse...
anónimo russo,

"obrigado pelas informações adicionais.

E já saiu alguma informação sobre o nº de pessoas que viram o programa?"

Por enquanto não consigo encontrar o número total das pessoas que viram o programa. Só li que no site da companhia "Vesti" 200 mil pessoas assistiram o programa em direto, mas acho que é apenas uma pequena parte. O programa começou às 12-00 e durou um pouco mais de 4 horas. Depois, de noite, alguns trechos do programa foram repetidos nos noticiários na televisão. Se vir as estimativas do número total de pessoas, vou colocar aqui.