quarta-feira, janeiro 06, 2010

Flagelo do terrorismo volta a assolar Cáucaso do Norte


O Presidente russo, Dmitri Medvedev, ordenou o redobrar da vigilância no Daguestão devido ao atentado suicida perpetrado hoje nessa república caucasiana da Federação da Rússia, declarou a porta-voz do Kremlin, Natália Timakova.


“Dmitri Medvedev pediu ao ministro do Interior, Rachid Nurgaliev, para redobrar a vigilância no Daguestão devido ao atentado que ocorreu hoje na capital dessa república, Makhatchkala, e também pediu para que seja prestada toda a ajuda necessária aos familiares dos polícias assassinados”, afirmou.


O atentado foi realizado por um terrorista suicida que lançou um automóvel armadilhado contra uma base da Polícia de Trânsito em Makhatchkala. O número de vítimas mortais subiu de cinco para sete e mais de dez agentes ficaram feridos.


“No hospital um dos polícias faleceu por perda de sangue. Os cirurgiões tentam salvar a vida a outras 15 pessoas internadas com graves ferimentos”, informa a cadeia de televisão NTV.


A potência da carga explosiva equivaleu a cerca de 100 quilos de trotil.


Se o jeep onde se encontravam os agentes mortos e feridos não tivesse cortado o caminho ao suicida e o automóvel deste tivesse entrado na praça do quartel da polícia, as consequências da explosão poderiam ter sido bem mais graves.


Os peritos assinalam que o atentado em Makhatchkala é similar ao perpetrado na república caucasiana da Inguchétia a 17 de Agosto do ano passado, quando um carro armadilhado matou 20 pessoas depois de irromper no território de uma esquadra da polícia.


Hoje também, a polícia impediu a explosão de uma bomba num caminho de ferro no Daguestão e de outro engenho explosivo num gasoduto na Inguchétia.


Este tipo de atentados, normalmente, é reivindicado pela guerrilha separatista islâmica que actual no Daguestão, Inguchétia e Tchetchénia.


É importante assinalar que há muito que a guerrilha separatista não realizava operações desta envergadura durante o Inverno. Habitualmente, os terroristas limitavam-se a esperar nas montanhas a passagem da época fria. Por isso, esta nova onda pode significar que a guerrilha continua a aumentar a sua capacidade de ataque.


Isto poderá acelerar a nomeação do representante especial do Presidente da Rússia na região do Cáucaso do Norte, prometida por Dmitri Medvedev, mas sublinha cada vez mais a urgência da aprovação de um programa especial com vista a resolver os graves problemas da região: corrupção, compadrio, desemprego, etc.


Este programa deve ser realizado ao nível de toda a região, pois, caso contrário, as medidas tomadas numa das repúblicas da Federação da Rússia podem apenas fazer com que a zona ou zonas de conflito aberto mudem de lugar, mas não desapareçam.

8 comentários:

Jorge Almeida disse...

Quem ouve as ondas curtas da Rádio Voz da Rússia, até parece que a guerrilha separatista islâmica acabou faz tempo.

Pelo visto, parece que não.

Coitados dos que morreram e dos que ficaram feridos, para além dos seus familiares e amigos.

Milhazes, já viu no que daria se tal programa fosse seriamente implementado nas diversas regiões russas? Acabar com a corrupção e o compadrio é, no fundo, acabar com as máfias.

Era excelente, mas a mim parece-me irrealizável, sendo que não me parece que haja muita gente com poder que esteja interessada nisso. Será que iriam habituar-se a viver só com os salários de funcionários que está estipulado na lei?

Jorge Almeida disse...

Milhazes, será que já comentaram aqui o documentário que a Al Jazeera em Inglês fez aqui há tempos no seu programa "People & Power"?

Ambos os documentários duram cerca de 24 minutos, e estão disponíveis neste link para ver online:

Ingushetia: A second Chechnya? (emitido a 28-10-2009)
http://english.aljazeera.net//programmes/peopleandpower/2009/10/20091028615251646.html

In the court of the Chechen king (emitido a 21-10-2009)
http://english.aljazeera.net//programmes/peopleandpower/2009/10/2009102193822691695.html

Ambos os documentários só estão disponíveis em inglês, e sem legendas em português.

antonio everardo disse...

Então já podemos pensar numa Al-Qaeda eficientemente forte e activa? Pois lutam contra os USA e a Rússia? Quem eram os apoiadores do taliban contra os russos na década de 80? Dá para imaginarmos quem está por trás desses e outros atentados no sudeste asiático. É isso, caro JM. Abraço.

antónio m p disse...

Ou eu estou distraído ou não houve ecos dessas notícias nos orgãos de "comunicação" social portugueses. Será porquê?

Cristina disse...

Sobre outro tema (tópico para reflectir):

Portugal 21º melhor país do mundo para viver, entre 194

Portugal ficou em 21º no Índice de Qualidade de Vida de 2010 compilado pela International Living. Na lista liderada pela França, Austrália e Suíça, o país fica à frente de países como Reino Unido, Suécia, Andorra, Eslovénia, Grécia, Mónaco, Japão, Coreia do Sul, Chipre, Israel, Islândia, Irlanda, etc.
Portugal tem nota máxima nas secções "Risco e Segurança" e "Liberdade" com 100.
Em termos de Cultura e Lazer Portugal ultrapassa Espanha, Malta, Holanda, Grécia, etc.
Na Saúde ultrapassa EUA, Canadá, Áustria, Liechtenstein, Finlândia, Andorra, Reino Unido, Eslovénia, Grécia, Suécia, Mónaco, Coreia do Sul, Irlanda etc.
No Ambiente estamos acima de França, EUA, Bélgica, Holanda, Liechtenstein, Andorra, Grécia, Mónaco, Japão, Irlanda, etc.
Posição de alguns países de Leste:
Ucrânia – 68º lugar
Arménia – 101º
Bielorrússia – 109º
Rússia – 111º
Turcomenistão – 162º

Ranking de qualidade de vida 2010
• 1. França
• 2. Austrália
• 3. Suíça
• 4. Alemanha
• 5. Nova Zelândia
• 6. Luxemburgo
• 7. Estados Unidos
• 8. Bélgica
• 9. Canadá
• 10. Itália
• 21. Portugal
• 38. Brasil

Fontes:
http://fadopositivo.blogs.sapo.pt/24538.html
http://www.kp.ua/daily/070110/209318/
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=brasil-sobe-ranking-internacional-qualidade-vida&id=4871

Pippo disse...

"Ou eu estou distraído ou não houve ecos dessas notícias nos orgãos de "comunicação" social portugueses."

Lamento dizer-lhe mas... está mesmo distraído! Isso foi noticiado.

Anónimo disse...

Cristina,

Muito interessante o ranking. Estive a pesquisar por mais detalhes e podemos notar que este ranking pode muito bem reflectir a actual situação da Rússia.

Ranking completo e com mais detalhes no sítio da internacional living:

http://www1.internationalliving.com
/qofl2010/


Detalhes sobre a Rússia:

http://www1.internationalliving.com
/qofl2010/show_country.php
?country=Russia

Nota-se que em relação ao custo de vida, liberdade, infraestructura e economia, o país está pior que a maioria das nações emergentes. No ranking o país empata com a Zambia, estando mais próxima de nações do Médio Oriente e Africa.

O Urso é de papel? disse...

Lamentável a situação da Rússia. O que será desta grande nação? Estão a ficar cada vez mais atrás de seus pares emergentes em rankings... e esperemos que o terrorismo não ganhe força e que logo haja Paz à todos.