quinta-feira, janeiro 21, 2010

Iúlia Timochenko oferece cargo de primeiro-ministro a Serguei Tiguipko


A primeira-ministra Iúlia Timochenko, que vai disputar a segunda volta das eleições presidenciais com Victor Ianukovitch, ofereceu o seu actual cargo a Serguei Tiguipko, candidato que ficou em terceiro lugar na primeira volta, caso seja eleita Presidente da Ucrânia.
“Eu propus a Serguei Tiguipko não só ser meu parceiro neste trabalho difícil, mas também o cargo de primeiro-ministro, se ele tem essa ambição”, declarou hoje Timochenko, numa conferência de imprensa na capital ucraniana.
Timochenko acrescentou que voltará a fazer a mesma proposta depois das eleições, marcadas para 07 de Fevereiro.
Além disso, ela afirma esperar “que as pessoas que votaram por todos os candidatos das forças democráticas: Tiguipko, Iatseniuk, Gritsenko, Suprun, Kostenko, não vejam o futuro do país dirigido pela criminalidade”.
A primeira-ministra dramatiza e radicaliza cada vez mais o seu discurso: “apelo a todos os candidatos democráticos que se unam em prol da Ucrânia mesmo que apenas a um passo do fusilamento”.
É de assinalar também que Timochenko não coloca o actual Presidente Iuschenko entre os candidatos democráticos e este responde-lhe com a mesma moeda ao afirmar que não vê diferenças entre ela e Victor Ianukovitch, dirigente do Partido das Regiões.
Não obstante as promessas da primeira-ministra, o banqueiro Serguei Tiguipko reafirmou hoje uma vez mais que não tenciona apoiar nenhum dos candidatos, posição que foi também repetida por Arseni Iatseniuk.
Victor Ianukovitch, pelo seu lado, reconhece ter estabelecido contactos com os candidatos derrotados, mas afirma que “não insisti em que qualquer um deles me apoiasse politicamente”.
No entanto, acrescenta que “disse a todos que há lugar na equipa que iremos começar a construir depois das eleições”.
Segundo uma sondagem realizada pelo Instituto de Estudos Sociológicos da Ucrânia, se a segunda volta se realizasse hoje, Victor Ianukovitch conseguiria 50-51 por cento e Iúlia Timochenko, 45-46”.
Porém, Olga Balakireva, dirigente desse instituto, preveniu que “a situação pode mudar radicalmente”.

2 comentários:

PortugueseMan disse...

hum,

Se ele ganhar é bom que se entenda com a Timochenco. Esta vai continuar a ser a primeira-ministra e dada a grave situação em que se encontra o país, NÃO HÁ espaço para mais guerras políticas.

Que pensem no país, que encontrem pontos comuns, caso contrário o futuro da Ucrânia pode ser algo de muito grave.

Possivelmente seria melhor ganhar ela, haveria menos atritos políticos internos.

A Ucrânia não tem margem da manobra estas eleições são fulcrais.

MSantos disse...

Tiguipko revela mais sobriedade e bom senso que qualquer um dos candidatos.

Cumpts
Manuel Santos