sábado, fevereiro 13, 2010

Iúlia Timochenko não reconhece legitimidade de eleição de Victor Ianukovitch



Iúlia Timochenko, primeira-ministra ucraniana derrotada nas presidenciais de domingo passado, considera que Victor Ianukovitch não foi legitimamente eleito Presidente da Ucrânia.

“Quero declarar claramente: Ianukovitch não é o nosso Presidente. E independentemente das circunstâncias futuras, ele jamais se tornará o Presidente da Ucrânia legitimamente eleito”, afirma Timochenko, numa mensagem ao povo publicada no seu sítio pessoal na Internet.

Porém, Timochenko promete não permitir confrontos e não trazer os seus apoiantes para a rua.

“Não irei convocar manifestações e não permitirei confrontos civis públicos. A Ucrânia nunca precisou tanto de estabilidade e calma”, acrescenta.

A primeira-ministra promete recorrer aos tribunais para contestar os resultados das presidenciais.

“Conheço muito bem, tal como vocês, a qualidade do trabalho dos nossos tribunais. Mas, ao mesmo tempo, a minha responsabilidade perante vós, perante o país obriga-me a lutar pelo restabelecimento da justiça. Tomei a única decisão possível: contestar os resultados das eleições no trinbunal”, anunciou.

“Na Ucrânia, em geral, as envergaduras possíveis das falsificações constituem mais de um milhão de votos. Esses votos eram absolutamente suficientes para a nossa vitória”, frisa Timochenko.

Segundo dados da Comissão Eleitoral da Ucrânia, Victor Ianukovitch venceu com 48,95 por cento dos votos (cerca de 12,5 milhões), tendo Timochenko conseguido 45,47 (cerca de 11,5 milhões).

Hoje, o Bloco de Iúlia Timochenko apresentou à Comissão Central da Ucrânia 52 queixas de violação da lei eleitoral, mas elas só começarão a ser analisadas no domingo.

Analistas políticos consideram que a declaração de Timochenko é meio reconhecimento da sua derrota. A probabilidade de ganhar nos tribunais é praticamente nula e os dirigentes internacionais, incluindo o Presidente Cavaco Silva, já felicitaram Ianukovitch. Só lhe resta continuar a pressão para não perder tudo.

13 comentários:

Anónimo disse...

xiiiii, esta sra é um réptil, o victor tem razão, mulheres e poder não combinam muito bem..

Como diz o outro, para ser bom Presidente é preciso nascer amigo.

Pippo disse...

Portanto, se eu percebi bem, o Ianukovitch ganhou as eleições, a OSCE reconheceu as eleições como justas e livres, e nem mesmo assim a perdedora reconhece a derrota? Mas o que é que ela quer, ganhar dê por onde der?

Seria muito interessante que o Ianukovitch conseguisse convidar aquele empresário (não me lembro do nome) para PM. Ao menos mudava-se uma cara. Esse cadidato era o favorito dos meus vizinhos mas infelizmente ficou-se na primeira volta.

Anónimo disse...

A KGB deve estar envolvidada nisto.É uma pena a democracia sofrer tanto.Tomara que os europaeus e os EUA venham interferir neste pleito.

Maquiavel disse...

Pois é... Cavaco Silva ganhou a presidência por uns 0,5% (teve 50,5%, logo venceria a 2.a volta por 0,5% no mínimo) logo segundo a Yulia também näo deve ser o Presidente de todos os portugueses nem ter ganho as eleiçöes de forma justa... haja pachorra!

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Se chama Serhiy Tihipko, em 2004-05, quando o RP russo Marat Gelman dizia que "Rússia deveria apostar em Tihipko, pois este é pró - russo e não é um criminoso", Yanukovich, alegadamente, ameaçou que este "poderia cair do 5-to andar" e Tihipko desapareceu da Ucrânia por 1 ano...

Maquiavel disse...

Caro JM, houve uma ocasiäo em que escreveu que a Ucränia se poderia fraccionar em 2 ou mais estados.
OK, em 2 (grosso modo pela "Nova Rússia" dos czares e o "Oeste") já sabemos, mas em 3 ou mais?

E sendo maquiaélico, se por acaso houver a tal partiçäo em 2, o "Oeste" junta-se com a Rússia Branca e faz um país chamado "Outra Rússia" ou manter-se-à independente?

Jest nas Wielu disse...

Fianlmente pode ser visto o trailer do filme do Renny Harlin, "Georgia":

http/www.youtube.com/watch=3fv=3dtezZKvFDv1U=26feature=3dplayer_embedded
ou então:
http/cyxymu.livejournal.com/651186.html

Jest nas Wielu disse...

Os links correctos para ver o trailer da "Georgia" no YouTube:

http://www.youtube.com/
watch?v=jPPlO1UdbpQ
http://www.youtube.com/
watch?v=vOIFp-9jf0k

Anónimo disse...

A laranjada já acabou mas o Jest ainda por aqui anda.

Anónimo disse...

Esta Julinha é mesma uma grande espiga. Boa foto.

Jest nas Wielu disse...

2 anónimo 18:31

Pois é manu, já que o povo ucraniano acabou de fazer uma escolha sábia, então não faz sentido de continuar a falar sobre a laranjada.

Gostou de ver o trailer de “Geórgia”? Eu o adorei!

Anónimo disse...

Quem anda de laço laranja é que vive de laranjada.
E quanto a trailers, deves andar é a ver navios.

Jest nas Wielu disse...

2 anónimo 01:33

Por acaso, não vi nenhum navio, mas também só vi 5 minutos do futuro filme, se calhar, o amigo já viu o filme e apreciou lá alguma bela batalha naval?