segunda-feira, maio 03, 2010

1 morto e 20 feridos em explosão no Cáucaso do Norte (atualização)


Uma explosão, no Sábado, no hipódromo de Naltchik, capital da Cabardino-Balcária, república do Norte do Cáucaso russo, fez um morto e 20 feridos, entre os quais um se encontra em “estado muito grave”, informam as agências russas citando fontes policiais.
A explosão ocorreu junto dos camarotes-vip do hipódromo, onde vários membros do Governo local assistiam a corridas de cavalos dedicados ao “1.º de Maio, dia da Primavera e Trabalho”. entre os feridos encontra-se Khatchim Choguenov, antigo ministro do Interior da Cabardino-Balcária, segundo as mesmas fontes.
Aroen Kanokov, Presidente da Carbardino-Balcária, admitiu tratar-se de um atentado terrorista “para vingar a liquidação de um dos chefes dos bandidos e desestabilizar a situação na república”.
O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, já ordenou ao Ministério do Interior e ao Serviço Federal de Segurança da Rússia de investigar a explosão e garantir a ordem pública da república.
A república Cabardino-Balcária é vizinha da Tchetchénia e faz parte do Cáucaso do Norte, região da Rússia onde se têm registado atos terroristas da guerrilha islâmica separatista.
A explosão ocorreu apesar de todas as medidas de reforço policial - foram mobilizados 70 mil polícias - tomadas pelas autoridades russas para garantir a segurança durante as celebrações do 1.º de Maio.
P.S. Peço desculpa por publicar apenas hoje a notícia, mas é importante assinalar que a vítima mortal é um veterano da Segunda Guerra Mundial, que tinha 104 anos. Este homem combateu durante toda a guerra e veio encontrar a morte não na frente de combate, mas às mãos de terroristas fanáticos.
É também importante assinalar que o atentado foi organizado à semelhança do que vitimou o antigo Presidente tchetcheno, Akhmad Kadirov. Os terroristas colocaram os explosivos durante as obras no hipódromo, no camarote dos vip's.

7 comentários:

HAVOC disse...

O que eu acho engraçado é que, com todo o orçamento destinado á Segurança Interna e Defesa, um Nissan Pathifinder carregado de explosivos foi estacionado em uma esquina de Time Squares!!!

Como a CIA e a NSA não conseguiu prever um sujeito que enche uma van com tambores de propano, dispositivo, etc...? Mais uma vez a CIA e a NSA falharam!!! E falharam feio!!!

Foi graças á um vendedor ambulante que essa desgraça não ocorreu!

Mais o mais impressionante é: E se tivesse explodido? Bem, com base com o que ocorre no Iraque, pode-se imaginar o que poderia ter ocorrido.

E embora eu deteste muito os Estados Unidos, não detesto a população civil. Eu detesto o governo dos USA e sua política imperialista. É inadmissível, inaceitável o Terrorismo Internacional!!!!

Anónimo disse...

É por estas e por outras que todo o cuidado é pouco com os homens das obras.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor Alone, é muito importante a atenção dos cidadãos em todos os campos: cívico, segurança, etc.

Anónimo disse...

"É por estas e por outras que todo o cuidado é pouco com os homens das obras."

Tem toda a razão. Contratei um para umas obras lá em casa e não andei a vigiar. Ficou trabalho por fazer, já paguei e agora o sacana do trolha não aparece.

Anónimo disse...

E muito cuidado também com porteiros, administradores e vizinhos de má índole. Uma das últimas armas do terrorismo urbano é sabotador os contadores. Já imaginaram o que pode acontecer com o gás, a água e a electricidade? Disseram-me que aprenderam no Cáucaso, que por lá é costume. Qualquer pedreiro-livre ou trolha-escravo pode ser um turra.

anónimo russo disse...

"A república Cabardino-Balcária é vizinha da Tchetchénia e faz parte do Cáucaso do Norte, região da Rússia onde se têm registado atos terroristas da guerrilha islâmica separatista"



Por sinal, Cabardino-Balcária, se não me engano, não tem a fronteira comum com a Thcethenia, mas fica relativamente proximo, sim.

anónimo russo disse...

Por sinal, não acredito muito que os lideres destes terroristas sejam fanaticos. Para eles é o business ou a ánsia de poder. Mas que eles utilizam ou preparam esses idiotas prontos a se suicidarem, isso sim. Numa das entrevistas presidente da Inguschetia disse mais ou menos o seguinte, se dirigindo a esses jovens ou aos seus parentes: "está bem, eles (os lideres) vos dizem, que lutam pela coisa sagrada, que não se deve poupar nem a si nem a ninguem, que se deve se sacrificar, mas perguntem a eles próprios, onde estão os parentes deles, porque estão longe, porque estão no estrangeiro, porque não se suicidam?" Foi mais ou menos isso que eu ouvi.