terça-feira, maio 18, 2010

Como é que a justiça russa vai "descalçar esta bota"?

Mikhail Khodorkovski, antigo dono do grupo petrolífero russo Yukos, condenado em 2005 a oito anos de prisão, irá fazer greve de fome até que as suas reivindicações dirigidas ao Supremo Tribunal não sejam cumpridas, declarou Vadim Kliuvgant, seu advogado de defesa.
Na semana passada, o período de detenção do antigo oligarca foi prolongada por mais três meses devido a um segundo processo que poderá acrescentar mais 22 anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Segundo o Tribunal do bairro de Khomovski, as acusações permitem a manutenção de Khodorkovski em prisão preventiva até 17 de agosto, uma vez que estava prestes a poder solicitar liberdade condicional.
A cumprir uma pena de oito anos de prisão, por fraude e evasão fiscal, Khodorkovski é agora acusado de se apropriar indevidamente de 9,6 mil milhões dos 15,8 mil milhões de dólares de lucros gerados pela Iukos, entre 1999 e 2003, e de 350 milhões de toneladas de petróleo.
Numa declaração publicada em Moscovo, Khodorkovski afirma que, ao prolongar o período de detenção, o Tribunal do bairro de Khomovski « ignorou abertamente » as alterações feitas no Código do Processo Penal da Rússia em 2010.
Segundo essas emendas, assinadas pelo Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, os suspeitos de crimes de natureza económica só deverão ser sujeitos a prisão preventiva em casos extraordinários, nomeadamente, se não tiverem residência fixa no país, se a sua identidade não for estabelecida, se violaram as medidas de coerção a que antes estavam sujeitos ou se fugiram às autoridades.
Elena Lukianova, advodada de defesa do antigo oligarca, declarou que « a sua posição não tem pontos fracos, pois a nova norma abarca também o seu caso e não pode haver outra interpretação ».
Em declarações aos jornalistas, Viatcheslav Lebedev, Presidente do Supremo Tribunal da Rússia, declarou que irá analisar a queixa de Khodorkovski e prometeu dar-lhe uma resposta.
Natália Timakova, porta-voz do Presidente da Rússia, declarou que Medvedev tomou conhecimento da declaração de Khodorkovski, resta saber qual será a resposta.

5 comentários:

anónimo russo disse...

Não sei como será resolvido este caso, mas do que a Rússia precisa agora é da estabilidade. È a minha convicção. A rússia não é a Ucrânia, pode não sobreviver a "ucrainização" da vida politica do país: isto é (a ucrainização) a luta mortal dos politicos pouco competentes que nem olham os interesses do seu próprio país. Por sinal, a população da Ucrânia (pelo menos uma parte significativa dela), parece, já entendeu alguma coisa. E as pessoas lá já têm algum chance de levantar o nivel da vida.

O que me parece estranho é o ruido que levantou o congresso dos EUA, quando Khodorkovskii foi preso. Será se preocupam tanto com o destino de um simples cidadão russo ou com a vida dos simpes empresários russos? Duvido muito.

anónimo russo disse...

Talvez alguem não saiba, mas li que Khodorkovskii, antes de ser preso, financiava ocultamente o partido comunista da Rússia. Parece uma brincadeira, mas muito bem pode ser verdade. Isto quer dizer, entre outras coisas, que, parece, nunguem quer investir nestes palhaços que se posicionam como "oposição liberal" (na verdade, já estragaram a própria palavra "liberal").

anónimo russo disse...

Por sinal, a tripulação do navio atacado pelos piratas já chegou à Rússia e os marinheiros contaram, que os piratas não foram fuzilados, mas foram deixados num bote no mar, vivos.

Anónimo disse...

Não será:
"irá fazer greve de fome até que as suas reivindicações SEJAM CUMPRIDAS"?

o castendo disse...

Não que contar, o que de certeza absoluta sabe, sobre como Mikhail Khodorkovski chegou a dono do grupo petrolífero russo Yukos?
Seria mais um contributo para a história, digo eu...