domingo, maio 02, 2010

Manifestações para todos os gostos


Dezenas de manifestações realizadas pelas mais diversas forças políticas assinalaram, na Rússia, a “Festa da Primavera e do Trabalho”, como é denominado, agora, o “1º de Maio” no país.

O Partido “Rússia Unida”, dirigido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, e a Federação dos Sindicatos Independentes realizaram manifestações nas grandes cidades russas de apoio à política do Governo e do Presidente do país, Dmitri Medvedev.

Em Moscovo, os manifestantes transportavam cartazes com as palavras de ordem: “Medvedev! Putin! Rússia em frente!”, “Apoiamos a modernização!”.

Desta vez, as autoridades não impediram a realização de manifestações da oposição em Moscovo, mas ela decidiu manifestar-se separadamente. Cerca de seis mil comunistas saíram para as ruas da capital russa para protestar contra a política dos atuais dirigentes russos.

Depois de lançar fortes críticas a Putin e Medvedev, o líder dos comunistas, Guennadi Ziuganov, sublinhou: “o nosso partido propôs um programa real, que permitirá renovar o país, restabelecer a União, recriar uma verdadeira união da Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquestão, criar condições reais para o trabalho eficaz de todas as produções modernas”.

O dirigente comunista voltou a lançar fortes críticas à participação de “tropas da NATO na parada da Vitória”.

O Kremlin convidou soldados de países (estados Unidos, Inglaterra, França) que participaram na guerra contra a Alemanha nazi para participarem nas celebrações do próximo dia 9º de Maio, decisão contestada por comunistas e nacionalistas.

O partido liberal Iabloko reuniu mais de mil apoiantes no centro da capital russa.

“A Rússia necessita de mudanças, por enquanto ouvimos apenas palavras sobre a modernização, mas não vemos ações reais”, declarou Serguei Mitrokhin, líder desse partido da oposição sem representação parlamentar.

Mitrokhin manifestou-se contra “a falsificação das eleições”, “o parlamento obediente”, defendendo “um novo poder que não lute contra a oposição, mas contra a corrupção”.

O movimento “Solidariedade”, organização da oposição extra-parlamentar, juntou cerca de cinco centenas de manifestantes para exigir “Rússia sem Putin!” e “Eleições honestas!”.

A polícia deteve um dos dirigentes deste movimento por portar um quadro onde se via Putin a beijar Leonid Brejnev, antigo dirigente comunista soviético.

Esta última manifestação foi acompanhada por um forte dispositivo policial, sendo o número de agentes várias vezes superior ao número de manifestantes.

10 comentários:

Sergei Korolev disse...

"recriar uma verdadeira união da Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquestão,"

sabe detalhes desse projeto José Milhazes?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Serguei, essa é uma ideia defendida pelos comunistas russos e penso que o Kremlin a tenta concretizar, mas, como sabe, as dificuldades são muitas, devido à divergências de interesses. Por exemplo, as divergências constantes entre a Rússia e a Bielorrússia.

Pippo disse...

JM, relativamente ao desfile da Parada da Vitória, sabe se, por acaso, os russos terão convidado tropas polacas a desfilar? Como sabe, o exército polaco foi um dos mais numerosos a participar na 2ª GM ao lado dos Aliados (penso que a 4ª ou 5ª força mais numerosa no Teatro Europeu), e lutou até ao fim, nomeadamente na Itália e Frente Leste.
A par do apaziguamente pretendido relativamente a Katyn, dos quais muitos ainda culpam os russos (apesar de ter sido um acto soviético), seria interessante enderessar um convite à nação polaca para desfilar em Moscovo. Os polacos são dos quem mais o merece.

anónimo russo disse...

"Esta última manifestação foi acompanhada por um forte dispositivo policial, sendo o número de agentes várias vezes superior ao número de manifestantes"



Não sei se alguem realmente os persegue, mas o número de apoiantes desta "solidariedade" fala por si. Tambem é preciso dizer que, segundo eu entendo, quando a polícia detem algum destes ativistas, ele é sempre libertado umas horas depois, parece que eles até gostam.

Quanto á ideia de recriar "uma verdadeira união etc." acho que o governo, o presidente estão dispostos a desenvolver a cooperação desde que isso corresponda a interesses economicos da Russia, claro que de maneira nenhuma se trata da reconstrução da URSS.

Não vi aqui a notícia sobre o último atentado em Kabardino-Balkária, uma explosão no hipódromo de Náltchik. No entanto, esse atentado mostra muito bem a verdadeira esséncia da guerrilha de hoje, pois quem sofreu foram as pessoas civis (todos ou quase todos caucasianos, se não me engano). Uns 30 feridos e um morto - um caucasiano de 104 anos de idade(!) que morreu no hospital, ainda por cima ele foi veterano da segunda guerra mundial. Parabens, os atos destes radicais que querem criar no Caucaso o seu "jamaat-imarat" islámico, são cada vez mais dignos.

Jest nas Wielu disse...

Agente do FSB Ekaterina Gerasimova (Mumu):
http://www.telegraph.co.uk/news/
worldnews/europe/russia/7639592/
Amateur-model-known-as-Katya-revealed-
as-Russian-honeytrap-bait.html (inglês + foto)

http://chornogora.livejournal.com/626134.html (em russo + foto)

O chefe do PC “ucraniano”, Pyotr Simonenko(v) vende os seus livros via … iPhone (!)
http://itunes.apple.com/app/petr-simonenko/id326065307?mt=8#

A história da Robbialac estalinista na iReport CNN:
http://www.ireport.com/docs/
DOC-438453

“Monstração” do dia 1° de Maio (cidade Novosibirsk)
Visite o nosso blogue:
http://stoprobbialac.blogspot.com

Anónimo disse...

fala mais sobre isso "recriar uma verdadeira união da Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquestão,"
E interresante.

antónio m p disse...

Se os russos soubessem no que deu esse discurso da modernização, em Portugal, retiravam era esses cartazes...

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Pippo, na Parada vão participar tropas da Polónia, vestidas com fardas da época da 2º guerra mundial. Na tribuna até irá estar o antigo rei da Roménia, Mihai I.

Pippo disse...

"na Parada vão participar tropas da Polónia (...) Na tribuna até irá estar o antigo rei da Roménia, Mihai I."

Excelente! Espero que este (bom) clima se mantenha por muitos e longos anos.

anónimo russo disse...

Sobre a aproximação de algumas das ex-republicas sovieticas (Rússia, Belorússia, kazaquistão, talvez agora Ukrânia): trata-se, em primeiro lugar, das tentativas de estreitar laços economicos. Foi criado o espaço alfandegário único (não sei como traduzir melhor) entre os primeiros 3 países mencionados. Mas, como foi dito aqui, às vezes aparecem obstáculos, na maior parte das vezes do lado Belorusso, onde o presidente ora quer a aproximação, ora não quer muito, ora começa a se qeuixar de algumas coisas, ora exige algo da Rússia (alguns descontos etc). Não estou muito a par disso ultimamente.