quarta-feira, junho 09, 2010

Serviços secretos anunciam detenção de importante comandante da guerrilha do Cáucaso do Norte


O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB,ex-KGB) anunciou hoje a detenção de Magas, um dos mais conhecidos comandantes da guerrilha separatista no Cáucaso do Norte.

“Hoje, o Serviço Federal de Segurança realizou uma operação especial durante a qual um chefe dos rebeldes do Cáucaso do Norte foi feito prisioneiro, um tal Taziev, conhecido pelo nome de guerra de Magas”, declarou Alexandre Bortnikov, chefe do FSB, durante uma conversa com o Presidente Dmitri Medvedev, transmitida pela televisão.

O dirigente russo felicitou o chefe do FSB por essa detenção, uma importante vitória das autoridades policiais russas sobre os rebeldes que continuam a realizar operações de grande envergadura, nomeadamente o duplo atentado no metro de Moscovo que fez 40 mortos em finais de Março.

“É um bom resultado. Felicite da minha parte todos os agentes que participaram na operação. Peço-lhe que faça tudo para recolher corretamente o depoimento desse bandido e levar o processo até ao fim”, acrescentou Medvedev.

Ali Taziev, também conhecido pelos nomes de Magas e Akhmad Evloiev, era um dos comandantes máximos da guerrilha islamita que luta pela separação do Cáucaso do Norte em relação à Rússia e pela criação de um Emirato Islâmico no Sul da Rússia.

Ele era também o dirigente máximo dos revoltosos na Inguchétia, uma das mais instáveis repúblicas do Cáucaso russo. Segundo Bortnikov, Magas, em 2004, organizou, juntamente com o tchetcheno Chamil Bassaev, um ataque contra a cidade inguche de Nazran, explosões em dois autocarros de passageiros na região de Stavropol, raptos de parentes de Murat Ziazikov, antigo presidente da Inguchétia.

Magas esteve também ligado, no ano passado, ao atentado que feriu gravemente Iunus-Bek Evkurov, atual dirigente inguche.

“Ele não é um comandante, mas um cão raivoso. Qual comandante? É um cão raivoso que destrói o seu povo. Foi detido, por isso há menos um cão”, frisou Evkurov, defendendo que ele deve ser condenado a prisão perpétua.
P.S. Os serviços secretos russos já tinham anunciado várias vezes a morte deste terrorista.

2 comentários:

Pippo disse...

Aparentemente, era o número 3 da guerrilha e o seu Amir (chefe militar). Um bom resultado, mas no geral a operacionalidade da guerrilha deverá manter-se pois um líder é rapidamente substituído.
Há pormenores da operação?

HAVOC disse...

Estes terroristas que assolam o sul da Rússia não são os únicos inimígos do país. Eu acho que está na hora dos serviços secretos russos planejarem uma ação emergencial para caçar espiões da CIA e NSA que estão infestados dentro do território russo.

Não há dúvidas da presença desses ratos de esgoto trabalhando contra a Rùssia dentro do seu próprio território. Não demoraria muito para descobrir a presença deles. Eles estão 24 horas por dia trabalhando em solo russo para desestabilizar o país.

E deveriam enviar, no mínimo uns 300 espiões para Washington, para espionar os planos de longo prazo do Capitólio, que sempre objetiva destruir qualquer um que não simpatize com sua política imperial.

Gostaria de lembrar que recentemente foi divulgado pelo Exército Americano que iriam promover soldados que soubessem falar fluentemente russo e línguas do Cáucaso. Isso saiu na imprensa, mais não na CNN. O porque destas promoções não precisa explicar: algum plano diabólico está á vir por aí.

E aproveitando o espaço, gostaria de relatar o voô que dois TU-160 BACKFIRE estão cumprindo, cobrindo uma distância planejada de 18.000 quilometros de distancia em um voô planejado com 23 horas de duração!

Essa missão irá entrar para a história como a mais longa já realizada por uma aeronave.

O TU-160 BLACKJACK é mais um exemplo da capacidade russa de se antepor á tudo o que é criado do outro lado do hemisfério. E um dos motivos que me faz adorar a história russa. 16 estão operacionais pela Força-Aérea Russa.

É uma verdadeira máquina de guerra russa, designado para levar o fogo nuclear profundamente dentro do território inimígo em qualquer lugar do globo!!

Façam os cálculos. Tracem uma linha, de qualquer lugar do território russo. O TU-160 pode alcançar qualquer ponto deste planeta, e em velocidades supersônicas, igual á um avião caça. Só que carrega 40 toneladas de bombas, dentro de seu "weapons bay".

O TU-160 faz parte da Tríade russa, junto com os mísseis balísticos e os submarinos nucleares!!!

Não brinquem com o URSO!!!