quinta-feira, junho 03, 2010

Vinhos portugueses à procura de espaço no mercado russo


Dezasseis empresas exportadoras de vinhos portuguesas, com o apoio da Associação Empresarial Portuguesa, da Viniportugal, da Embaixada de Portugal na Rússia e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, tentam encontrar um nicho no mercado russo, pretendo ocupar segmentos de média e alta qualidade.

Algumas empresas já conseguiram entrar no mercado russo, utilizando a Portugal Market Week, realizada em 01 e 02 de Junho em Moscovo, para reforçar posições nele.

Delfim Costa, da Enoforum, entrou no mercado russo através de Nijni-Novgorod, cidade situada a sul da capital russa.

“Em 2009, exportámos entre 120 e 130 mil garrafas de vinho do Alentejo, mas o nosso ojetivo é alargar a geografia das vendas e encontrar parceiros em Moscovo”, declarou ele à Agência Lusa.

O vinho do Porto é o que melhor está representado no mercado russo. Por exemplo, a Graham’s exportou, em 2010, entre 30 e 40 mil garrafas e, segundo o seu representante, João M.Vasconcelos, “as perspectivas são boas”.

As exportações de vinhos portugueses já conheçeram melhores anos. Em 2007, as empresas nacionais exportaram 06 872 mil euros em vinhos para a Rússia, quantia que desceu para 593 mil euros em 2009, devido à crise mundial.

As perspetivas para o ano corrente são claramente melhores, daí o aumento do número de empresas presentes nesta mostra de vinhos portugueses.

“Ultrapassada a crise, há neste momento uma predisposição de atacar novamente o mercado russo. Por isso, organizámos esta iniciativa, que esperamos ter continuação e resultados. Estamos a ajudar as empresas portuguesas a encontrar parceiros russos capazes de fazerem entrar os nossos vinhos no mercado russo”, disse à Lusa Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria.

Os exportadores presentes têm as mesmas expetativas.

“Já temos alguns contactos. Um deles promissor, por isso vamos desvendar este mercado. Acho que temos uma boa relação de qualidade e preço para os nossos vinhos”, considera Victor Damião, Presidente da Cooperativa de Cantanhede.

A empresa Dão Sul, que representa vinhas como a Casa de Santar, já exporta 40 por cento da sua produção para China e Estados Unidos, mas espera também impôr-se no mercado russo.

Vladimir Zubakin, gerente da empresa Rosagroimport, declarou que a sua empresas, nos três anos que trabalha com o mercado português, já tem contratos de importação com “cinco fornecedores portugueses”, mas acrescenta que “em 2010, o objetivo é assinar acordos com mais cinco”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro José Milhazes, quero agradecer em nome da Enoforum, a divulgação que está a dar aos vinhos Portugueses. Gostava de precisar e actualizar alguma informação que lhe dei em Moscovo e que reproduz neste seu artigo. A Enoforum exportou para a Rússia, nos últimos 3 anos, 240.000 garrafas de vinhos do Alentejo, sendo que em 2009 e até Abril de 2010, exportamos 122.000 garrafas. Efectivamente a nossa entrada deu-se pela região de Nizhniy Novgorod, mas hoje os nossos produtos têm já uma presença interessante num território bastante mais alargado, e que inclui São Petersburgo, Vladimir, Yekaterinburg, Novosibirsk, Kazan e outros.

DELFIM COSTA, Director geral da ENOFORUM
delfim.costa@enoforumwines.com