quinta-feira, agosto 26, 2010

Incêndios provocaram prejuízos superiores a 300 mil milhões de dólares

A situação catastrófica com os incêndios florestais na Rússia em 2010 e a falta de gestão das florestas pelo Estado causaram prejuízos económicos superiores a 300 mil milhões de dólares, declarou hoje Alexei Zimenko, diretor do Centro de Conservação da Biodiversidade da Rússia.
Segundo dados oficiais, na época de fogos de 2010 ocorreram mais de 29 mil incêndios numa área total de 927 mil hectares, que provocaram a morte de 54 pessoas e destruíram 2 500 habitações.
“Segundo cálculos muito cuidadosos, o prejuízo económico é superior a 25 mil dólares por hectare de floresta. Sendo assim, à escala do país, a falta de meios de proteção da narureza no presente ano custou, no mínimo, 375 mil milhões de dólares”,precisou ele, numa conferência de imprensa.
Os ecólogos baseiam os seus cálculos nos dados do Centro Mundial de Monotorização de Incêndios, na Alemanha, que considera que as chamas devoraram mais de 15 milhões de hectares de floresta na Rússia.
Mesmo tendo em conta a margem de erro, a área foi superior a 10-12 milhões de hectares.
Segundo Zimenko, os cálculos dos ecólogos baseiam-se em dos índices: o valor da madeira e o custo dos meios-padrão para os trabalhos de recuperação. Eles não incluem as despesas com o tratatamento das novas plantas nos primeiros 5-10 anos de crescimento, bem como a destruição de plantas e animais, incluindo espécies inscritas no Livro Vermelho da Rússia.
Na semana passada, Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia, declarou que os prejuízos diretos dos fogos rondam os 12 mil milhões de rublos (cerca de 300 milhões de euros).

1 comentário:

Nuno B. disse...

Falam do atraso da Rússia, mas eu gostava de conhecer uma estimação destas - por mais imperfeita que seja - para os impactos económicos dos incêndios em Portugal.