sábado, agosto 07, 2010

Número de fogos aumenta no país e Moscovo não se vê livre do fumo


A área de incêndios florestais na Rússia aumentou, nos últimos dias, de 179 595 para 193 516 hectares, continuando ativos no país 853 focos de incêndios, informa o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.


O número de mortos subiu para 51.
Segundo esse ministério, no combate às chamas participam 161 876 bombeiros e 26 384 meios técnicos, incluindo 56 aviões e helicópteros.
Moscovo voltou a acordar sob uma densa camada de fumo, sendo os níveis de poluição cinco vezes superiores às normas.
Os serviços meteorológicos da Rússia prevêem, para sábado, chuva e ventos fortes para a região de Moscovo, mas previnem que a situação não irá melhorar, pelo contrário, o “manto de fumo na região da capital irá dificultar a visibilidade até 100-500 metros”. O mercúrio nos termómetros continuará muito próximo dos 39 graus centígrados.
As autoridades desportivas russas decidiram adiar a realização de dois jogos de futebol, previstos para amanhã em Moscovo, e transferir para São Petersburgo o encontro amigável entre as seleções da Rússia e Bulgária, marcado para a próxima quarta-feira.
Os aeroportos de Moscovo registam algumas dificuldades, porque a visibilidade é  muito baixa. Hoje, pelo menos sete aviões não conseguiram aterrar nos aeroportos de Domodedovo e de Vnukovo, tendo-se registado também alguns atrasos nas partidas.
O diário eletrónico newsru.com informa que algumas embaixadas estrangeiras (Alemanha, Austria, Polónia e Canadá) começaram a retirar alguns dos seus funcionários da capital russa, tendo a Alemanha “encerrado a sua embaixada e consulado”.
As farmácias não conseguem responder à procura de máscaras, mas elas podem ser compradas, três a cinco vezes mais caras, no centro de Moscovo. Além disso, os moscovitas recorrem também aos respiradares utilizados na construção civil, mas também aqui as lojas não têm stocks para responder à procura.
Os especialistas consideram que o fumo continuará a dominar os céus de Moscovo pelo menos até terça-feira.

Sem comentários: