terça-feira, agosto 31, 2010

Polícia deteve cerca de uma centena de opositores ao Kremlin


A polícia da capital russa deteve cerca de uma centena de militantes da oposição ao Kremlin, que tentaram manifestar-se em defesa do artigo 31.º da Constituição, que prevê a liberdade de manifestação.
Segundo a oposição, esse artigo da lei suprema da Rússia obriga os organizadores de manifestações apenas a informarem as autoridades da sua realização, mas Iúri Lujkov, presidente da Câmara de Moscovo, considera que elas só podem realizadas depois de obtida a autorização respetiva, o que não foi o caso.
Entre os militantes da oposição detidos encontram-se Boris Nemtsov, dirigente da organização liberal Solidariedade, Eduard Limonov, líder do Partido Nacional-Bolchevique, Serguei Kossiakin e Serguei Udaltsov, dirigentes da Frente de Esquerda, e Roman Dobrokhotov, líder da organização juvenil Nós. Eles foram conduzidos para esquadras próximas e incorrem numa pena de prisão até 15 dias por “resistência às autoridades”.
“Eu nem sequer cheguei à Praça do Triunfo. Fui agarrado e levado à força pela polícia para um autocarro e agora encontro-me numa esquadra da polícia”, declarou Roaman Dobrokhotov à Lusa, por telefone.
“Segundo me disseram algumas testemunhas, a polícia foi dura, rasgou os casacos a vários detidos e alguns foram agredidos. Desta vez, a polícia foi particularmente dura”, acrescentou.
Boris Nemtsov acompanhava vários deputados do Parlamento Europeu, nomeadamente a finlandesa Hadi Hautala, dirigente do comité parlamentar para os direitos humanos. O dirigente da oposição russa tentou distribuir o seu livro, “Putin – 10 anos”, mas foi agarrado e levado para uma das numerosas camionetas da polícia.
“Não temos medo, porque estamos solidários com o povo russo e essa solidariedade incute-nos ousadia”, declarou Hautala aos jornalistas presentes.
O general Viatcheslav Kozlov, vice-chefe da polícia de Moscovo, tinha prometido tratar os deputados europeus como os opositores russos.
“Se essas pessoas forem para o comício, considero que se trata de uma provocação e mais uma oportunidade para denegrir a polícia moscovita. Eles que venham, serão tratados como participantes num comício ilegal”, ameaçou.
Ao princípio da noite, Nemtsov anunciou que a polícia libertou quase todos os detidos, sublinhando que eles serão levados a tribunal no próximo dia 09 de setembro.
Porém, Vsevolod Tchernozub, um dos líderes da Solidariedade, declarou à rádio Eco de Moscovo que a polícia o transportava, e a mais 17 pessoas, numa camioneta há mais de três horas e não sabia para que esquadra iriam.
Horas antes do início da iniciativa da oposição, centenas de polícias e soldados do Ministério do Interior da Rússia cercaram a Praça do Triunfo, para onde tinha sido convocada a manifestação, mas isso não evitou que várias centenas de pessoas, com o número 31 ao peito, chegassem à praça.
Segundo vários cálculos, na ação participaram entre 300 e 1000 pessoas.
Realizaram-se manifestações semelhantes em várias cidades russas, mas só em São Petersburgo a polícia decidiu seguir o exemplo dos agentes moscovitas e dispersar à força os oponentes do Kremlin, que gritavam: “Constituição!” e “Rússia sem Putin!”. Foram detidas cerca de 90 pessoas.
Na véspera, numa entrevista ao diário Kommersant, o primeiro ministro Vladimir Putin, acusou a oposição de provocar o poder e prometeu “cacete na cabeça”.

15 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Manifestação no dia 31 em São Petersburgo:

http://www.youtube.com/watch?v=
bQex5YLF5js
http://matchgirl-ru.livejournal.com/944869.html

em Moscovo:
http://ed-glezin.livejournal.com/201133.html
http://drugoi.livejournal.com/3349527.html
http://teh-nomad.livejournal.com/562979.html

Cristina disse...

Como a aposição combinou manifestar-se todos os meses no dia 31 em defesa do artigo 31 da Constituição, e todos os meses são detidos umas dezenas de manifestantes em várias cidades, com as multas que deverão pagar mensalmente e que não são pequenas, o Orçamento de Estado poderá até lucrar por haver pessoas que protestam contra o Governo....
O Nemtsov, como é detido e enviado para julgamento todos os meses após o dia 31, não vai ter tempo para mais nada para além de conhecer esquadras e salas de tribunais.
Já agora, não acharam que as declarações de Putin na última entrevista se poderiam enquadrar na famosa lei de actividade extremista? Não vos parece que as explicações dele de "levar com a cassetete na cabeça" têm algo de incitamento à violência? Ou será impressão minha?

Жаймэ Янтас disse...

Emquanto aqui no Brasil reina a mais perfeita DEMOCRACIA. Estado pleno de liberdade e respeito aos direitos civis. Reflexo disso é a candidata que que deu suporte ao atual governo nos últimos oito anos e defensora do continuísmo, vai apresentar a mais elastecida vitória dos últimos trinta anos. DILMA 13, para o Brasil continuar mudando!!!

MSantos disse...

Embora fora do post mas relacionado, envio um texto em inglês de um blog crítico das posições ocidentais sobre o espaço pós soviético.

O referido texto menciona as posições polémicas da jornalista russa Iulia Latynina que articula nos muito aqui apregoados "The Moscow Times" e "Novaya Gazeta" face ao voto dos pobres que na sua opinião foram o motivo do descalabro das revoluções coloridas:

http://easterneuropewatch.blogspot.com/2010/08/other-russia-yulia-latynina-and-problem.html

Representa uma outra perspectiva da oposição russa da qual temos a imagem por participantes deste blog e nos consciencializa para o facto de que se efectivamente a Rússia se encontra prisioneira dum sistema retrógado, corrupto e autocrático, existe também algo de muito errado com os "good guys".

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

"Enquanto aqui no Brasil reina a mais perfeita DEMOCRACIA."


Nota-se.


Agora mesmo o partido do Mulla quebrou ILEGALMENTE o sigilo fiscal de adversários, tentando chantageá-los se houvesse algo de errado... como nada encontraram, agora negam que tenham cometido tal CRIME.


O Brasil caminha pra se tornar uma nova Rússia.

Apesar dos avanços econômicos, o governo Lula aleijou a democracia braileira. A coisa está piorando. E se n fossem os tribuanais, o bêbado se perpetuaria no poder.

Maquiavel disse...

Pois é, é a verdadeira face dos "bonzinhos" e "democráticos"... o "povo" é bom é pra "carne para canhäo", agora para governar tem que ser a oligarquia. Näo é sequer por mérito intelectual, é apenas e só medindo a conta bancária!
É a "democracia das elites económicas"!

Diz bem dos "Freedom Defenders Award"...

Posseras, MSantos, você é um perigoso esquerdista, tal qual Olof Palme! :D

Anónimo disse...

Boa malha, MSantos!

Seria interessante saber agora o que dizem aquelas pessoas que vêm para aqui apresentar estes indivíduos como meninos modelo.

Жаймэ Янтас disse...

Lá no Brasil todas as sondagens eleitorais mostram que a candidata oficial tem mais de 55% da preferência dos eleitores. O candidato que representa os setores de direita, os setores mais conservadores e reacionários, não passa dos 25%. Isso porque o povo brasileiro repudia a falta de respeito, a demonstração explícita de preconceitos. Pela primeira vez na história desse país se elegeu um operário. Foi o melhor governo da história desse país. Pela primeira vez na história desse país, uma mulher será eleita. Será o melhor governo da história desse país.

Жаймэ Янтас

zjantas@rambler.ru

PortugueseMan disse...

Caro MSantos,

Engraçado esse link. Fez-me lembrar as várias vezes que troquei impressões com outros cibernautas que possuem um modo de pensar semelhante a essa jornalista.

Muita gente que vive em países democráticos esquece-se que a Democracia não significa que ganhe o seu partido preferido.

A Democracia significa que a maioria escolhe o governante e os restantes aceitam o que foi decidido pela maioria.

Podemos dizer que não é um sistema perfeito, mas comparado com as alternativas...

Cumprimentos,
PortugueseMan

Nuno B. disse...

Desculpem-me a ignorância:
Mas o movimento "Nos" não é a "Jota" do partido do Putin?

MSantos disse...

Este é o grande dilema em que a Rússia se encontra neste momento.

Não existe uma verdadeira oposição que queira defender os interesses russos. Como já referi, querem correr com estes tão somente para lá pôr outros.

Recordo-me de ver uma foto do "liberal" Boris Nemotsov a discursar com bandeiras com côres nazis e a foice e o martelo. Deduzi que fosse montagem de detractores. Agora já acredito na sua veracidade.

Esses outros apenas representam os mais vis interesses externos que seria arrastar a Rússia de volta aos anos Ieltsin com o patrocínio de várias multinacionais a explorar as matérias primas tal como no Médio Oriente ou África e em conluio com o assustador e crescente movimento neoconservador americano.

Do ponto de vista internacional, a Rússia seria completamente neutralizada.

Não há qualquer dúvida que para subsistir, não poderá haver uma democracia aberta e liberal na Rússia nas próximas décadas.

O melhor que poderá acontecer será remover as vozes e hábitos do passado da autocracia russa e esta saber construir condições e caminhos para que o país possa beneficiar de democracia e abertura, consolidadas por uma economia forte e local, no futuro.

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

Sobre a elegibilidade de cidadãos para votar, infelizmente já é uma realidade nos EUA e os interesses dominantes estão a apertar cada vez mais o cerco.

O economista Paul Krugman alerta para esta nefasta realidade no seu livro "A Consciência de um liberal".

E se a tendência se mantiver, a Europa socumbirá a esta "moda" por arrasto. Tudo isto aliado ao facto dos sistemas de ensino público estarem a ser destruidos negando o conhecimento às classes mais baixas, será fácil prever o resultado.

É esta a maior ameaça às nossas democracias hoje em dia.

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

Maquiavel

Pegando numa frase popular bem nossa conhecida:

Isto só lá vai com um Olof Palme em cada esquina!

:o)

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

Sucumbirá

Maquiavel disse...

A Europa só sucumbirá por arrasto se os europeus forem täo estúpidos a ponto de o quererem. Agora querem privatizar tudo, näo é? O pessoal já começou foi a entender que o graveto näo chega para tudo se tudo for privatizado. Mas, ao contrário dos americanos que desde há 50 anos säo indoctrinados com "o capitalismo é aprovado pela Bíblia" e coisas que tais, os europeus têm a tradiçäo humanista e secular, e de vez em quando há uma "revoluçäozita" nas urnas a pedir mais serviços públicos, garantias para os trabalhadores, comunices desse género! :D
Se os europeus näo acordarem, entäo levaräo por tabela o que merecem. E näo serei dos que ficaräo pior, acredite.

MSantos, direi até que precisa de DOIS Olofs Palme a cada esquina! :D