sexta-feira, agosto 06, 2010

Presidente da Câmara de Moscovo recusa-se a suspender férias


Iúri Lujkov, presidente da Câmara de Moscovo que se encontra a passar férias nos Alpes, não vê razões para as suspender e regressar à capital russa.

“Mas que problemas? Em Moscovo foi declarada situação de emergência, de crise, temos problemas em Moscovo? Isto é um problema de Moscovo?”, declarou Serguei Tzoi, porta-voz de Lujkov, ao responder às perguntas dos jornalistas.

“Em Moscovo não há situação de crise e o fumo não é um problema de Moscovo”, acrescentou quando confrontado se a cortina de fogo que cobre a capital russa não é um problema.

“Se é preciso vir para dar nas vistas, isso é uma coisa. Mas está ser feito tudo o que é preciso em Moscovo, o sistema está oleado”, frisou.

Segundo ele, “fazemos tudo para resolver o problema, mas a sua fonte está nos arredores de Moscovo e nas regiões vizinhas”.

À pergunta: “onde é que Lujkov está a passar férias?”, o seu porta-voz respondeu: “Se quisermos revelar isso, revelaremos”.

A rádio Kommersant-fm, ao transmitir os boletins meteorológicos, anuncia a temperatura na capital russa e “no local onde o presidente da câmara está a passar férias”.

A capital russa continua coberta por uma cortina de fumo que está a criar sérios problemas à vida dos seus habitantes.

Recentemente, Vladimir Putin, primeiro-ministro russo, exigiu que os dirigentes locais que não conseguiram tomar medidas para prevenir os incêndios se demitam, mas apenas um ouviu essa exigência.

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia lançou um apelo aos voluntários para reforçar a luta contra as chamas.

“Todas as pessoas que queiram prestar essa ajuda, devem dirigir-se por telefone ao centro regional do Ministério para Situações de Emergência”, informa um porta-boz do ministério.

Três números de telefone foram postos à disposição dos voluntários. Segundo o ministério, no terreno já trabalham cerca de 1500.

17 regiões da parte europeia da Rússia continuam em estado de emergência devido aos incêndios que já queimaram mais de 600 mil hectares de florestas.

2 comentários:

Nuno B. disse...

Essa esta fixe a da meteorologia.

Uma coisa gira seria mostrar quanto é que os nossos governantes gastam durante as férias, enquanto baixam o subsídio de desemprego do resto do povo!

Jest nas Wielu disse...

segunda foto: Luzhkov
http://osadcha.livejournal.com/135785.html