domingo, agosto 08, 2010

Tragédia do fumo da minha janela

                                            Moscovo, 08 de Agosto, 08.30 horas




8 comentários:

Jest nas Wielu disse...

off top:

Este vídeo contém os nomes de 170 soldados e oficiais das Forças Armadas da Geórgia que tombaram em Agosto de 2008 defendendo a Pátria durante a invasão russa:
http://www.youtube.com/watch?v=
U9kgEMGQ4Gc

Os 170 nomes:
http://www.mod.gov.ge/2008/list/sia-E.html (inglês)

António disse...

O Financial Times resumiu-o perfeitamente, chamando a este triste episódio "a constante incapacidade da Rússia de proteger a sua população de catástrofes, sejam elas naturais ou causadas pelo homem". Os epitáfios vão-se acumulando: Nurpa, Kursk, Nord-Ost, Beslan, Sayano-Shushenskaya, os colapsos das minas, Cavalo Louco, atentados no Metro. Nikolai Petrov, do Carnegie Center, refere que mais de 17 mil russos morreram em resultado de incêndios na Rússia em 2006, o que corresponde a mais de DEZ vezes o que acontece num país ocidental. O que dizer da funcionalidade de um sistema destes?

Medvedev entretém-se em fazer a única coisa que aparentemente ainda lhe vão permitindo: despedir pessoas. Como se isso resolvesse alguma coisa. Putin parece que está em todo o lado a desempenhar o seu papel de Rei Salomão, aparecendo na televisão e nos jornais com um ar preocupado a distribuir promessas à esquerda e à direita, esquecendo-se de que grande parte da responsabilidade lhe recai sobre os ombros, quando alterou o Código Florestal.

Até quando a população russa vai continuar a confiar neste regime totalmente disfuncional, construído de castelos de areia e que nem consegue desempenhar a função mais básica de proteger a sua população?

António Campos

António disse...

Como se diz "conversa da treta" em russo? Aparentemente, Medvedev não nutre grande preocupação pelo facto de as suas cruzadas anti-corrupção caírem em saco roto. As medidas decretadas pelo presidente andam a ser "silenciosamente ignoradas", tal como foi o caso dos cursos de formação de combate à corrupção ordenados em 2008. Sabemos agora também, através de um relatório de um grupo de supervisão instaurado pelo Kremlin, que, mais de 7 meses após a ordem presidencial para a instauração de um inquérito à morte de Sergei Magnitsky, as investigações não saem do mesmo sítio. Sergei Nasonov, um advogado com funções no conselho consultivo do Kremlin que supervisiona a investigação, afirmou: " o arrastar dos pés é um esforço de criar a impressão de que está de facto a ocorrer uma investigação. […] Logo que a atenção pública se desvaneça um pouco, irão encontrar uma forma de fazer o caso adormecer tranquilamente."

Enquanto este estado das coisas prevalecer, iremos certamente assistir a muitas mais catástrofes como a que está a ocorrer, cuja responsabilidade será depois convenientemente atribuída às mais recentes armas secretas da NATO.

A propósito: terão os russos considerado a hipótese de o tandem Putin-Medvedev ser na verdade uma bomba americana destinada a destruir e subjugar o país? Ora aqui está um excelente alimento para o espírito e para as conversas na cozinha. Porque na verdade, faz muito mais sentido do que a hipótese da "arma climática".

António Campos

Anónimo disse...

O sr Campos deve ter algum problema, não?

Talvez o Putin ou o Medvedev lhe tenham roubado uma namorada ou algo pior.

António disse...

Caro senhor anónimo,

Felizmente para mim, não tenho tido que sofrer (por enquanto) as consequências do desempenho do "dream-team". Quem tem na verdade algum problema com isso são os russos.

António Campos

Cristina disse...

António
Acho que um dos motivos para as medidas de Medvedev de combate à corrupção terem caído "em saco roto" é o facto de todos entenderem que a sua presidência é um emprego "a prazo" e que quem manda é Putin. Faltando pouco tempo para as eleições presidenciais, quem é que está interessado em mudar as coisas quando em 2012 será tudo voltado a mudar por Putin?
Por isso, os planos anti-corrupção não passam de "boltavnhá", ou seja, de "conversa da treta".
Essa ideia do tandem como bomba americana é naturalmente disparatada. Como deves saber, os russos não precisam dos americanos para porem o país de pantanas.

Kiko disse...

Há aqui pessoal que parece estar a deliciar-se com esta tragédia humana.

Como é possível?

Este povo é de facto heróico. Não falo nos governantes (em todo o lado são vigaristas).

todos os anos em Agosto tem de sofre alguma tragédia.
Depois por tanto que já passaram desde os tempos das grandes guerras até hoje os russos merecem uma grande homenagem.

E desejo que ultrapassem esta tragédia o mais depressa possível.

Anónimo da Silva disse...

Sabe Kiko, os russos ainda são dos poucos que fazem frente aos americanos, os queridinhos desta gentinha.

Por isso não gostam deles e veja só o que aqui corre neste pasquim.

sem dúvida que são um grande povo e dignos de admiração.