quarta-feira, setembro 29, 2010

Xadrez internacional dominado por "extraterrestres"

Кирсан Илюмжинов поставил Анатолию Карпову мат
Kirsan Iliumzhinov foi hoje reeleito presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), batendo o seu único rival e compatriota Anatoli Karpov, antigo campeão do Mundo.
Iliumzhinov, que lidera a FIDE desde 1995, recebeu o apoio de 95 delegados na assembleia geral em Khanty-Mansiisk, na Sibéria, enquanto Karpov contou com apenas 65 federações nacionais do seu lado, incluindo o compatriota Garry Kasparov, o seu rival histórico.
Esta reeleição, que contou com 13 votos anulados, ficou precedida de numerosos escândalos. A maioria dos membros da Federação de Xadrez da Rússia apoiou, inicialmente, Karpov, mas, após fortes pressões do Kremlin, passou a apoiar Iliumjinov.
Karpov juntou-se ao seu antigo rival, Garri Kasparov, várias vezes campeão do mundo da modalidade, com vista a desalojarem Iliumjinov do cargo, acusando-o de incompetência e corrupção.
Pouco antes da votação final, Kasparov declarou: “isto não é uma assembleia, mas um jogo de batoteiros políticos. Tem lugar a imposição das decisões políticas necessárias. Anatoli Karpov está habituado a jogar segundo as regras, mas propõem-nos batota”.
Para surpresa dos delegados, após o anúncio dos resultados, Iliumjinov propôs a Karpov ocupar o cargo de vice-presidente da FIDE, desconhecendo-se ainda se a proposta foi aceite.
Iliumjinov, que, além da direção do xadrez mundial, governou a república budista da Calmúquia, na Federação da Rússia, é conhecido por atos e dizeres extravangantes, destacando-se as suas revelações de contatos com extraterrestres.
A candidatura de Karpov foi proposta pelos Estados Unidos e França, enquanto a de Iliumzhinov foi apresentada pela Rússia.
Iliumjinov enterrou definitivamente os grandes momentos de xadrez. Este desporto passou a ser periférico.

2 comentários:

Frederico Luiz disse...

Republique esta postagem no meu Blogue.
Confira em:
http://frederico2010.blogspot.com/2010/09/xadrez-internacional-dominado-por.html

ABÇ

Até a próxima

Francisco Vieira disse...

Meu caro José Milhazes,

Gostei de ver que não deixou escapar a eleição do extraterrestre para a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), suposta delegação da Federação Intergaláctica de Xadrez.

Não deixa de ser curioso constatar - eu desconhecia esta informação - o convite envenenado do reeleito Kirsan a Anatoly Karpov.

A FIDE está contaminada de má fama e má gestão, mas o núcleo duro que apoia este estado de coisas continua de pedra e cal.
Nas eleições de 2006, em Turim, obteve 95 contra 56 do seu adverário e desta vez 55 (creio se lapso os 65).
Não é fácil desalojá-lo, pelos vistos, teremos de aguardar o mesmo destino do seu antecessor, deixá-lo cair de maduro e esperar que seja apeado.

Aceite os meus cumprimentos.

PS Permiti-me disponibilizar o seu texto no blogue Ala de Rei.