sexta-feira, novembro 05, 2010

Detenção de espiões russos é provocação para ensombrar Cimeira da NATO de Lisboa

O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros acusou hoje a Geórgia de “provocação” e considerou a detenção de espiões russos um “truque propagandístico”.
“O regime de Mikhail Saakachvili sofre de espionite crónica com base anti-russa. Nos últimos anos, a direção georgiana recorreu várias vezes ao fabrico de escândalos semelhantes, tencionando cinicamente obter dividendos nas políticas interna e externa”, lê-se num comunicado da diplomacia russa.
O MNE da Rússia sublinha que “essa provocação não é ocasional, mas é feita na véspera de vários acontecimentos internacionais importantes: Cimeira da NATO em Lisboa e Cimeira da OSCE em Astana”.
Fonte das forças russas de segurança, citada pela agência Ria-Novosti, declara que “os detidos na Geórgia nada têm a ver com os serviços secretos russos”.
O Ministério do Interior da Geórgia anunciou hoje o desmantelamento de uma importante rede de espiões russos e a detenção de 13 suspeitos, entre os quais quatro cidadãos da Rússia.
Segundo as autoridades georgianas, eles são acusados de terem transmitido a Moscovo informações militares sensíveis.
“Graças a uma operação realizada por funcionários do departamento de contra-espionagem do Ministério do Interior da Geórgia, foram detetadas dezenas de pessoas que colaboram ou estão ligadas, de uma forma ou de outra, aos serviços secretos da Rússia, nomeadamente com a Direção Principal de Reconhecimento (GRU) das Forças Armadas da Rússia”, declarou Otar Ordjonikidzé, porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia.
“Entre eles foram detidas 13 pessoas que são acusadas de espionagem e de se terem juntado aos serviços secretos de um Estado estrangeiro. Quatro deles são cidadãos da Rússia”, acrescentou.
Ordjonikidzé sublinhou que se trata da primeira etapa da operação e que “todas essas pessoas foram detidas em Outubro”.
“Em nome do Ministério do Interior, apelo a todas as pessoas que colaboram com os serviços secretos do Estado estrangeiro que se dirijam voluntariamente ao ministério. Se colaborarem com as autoridades, poderão evitar ser condenadas”, concluiu.
P.S. Até acredito que as autoridades policiais georgianas tenham desmontado uma numerosa rede de espionagem russa, mas também considero que Tbilissi planeou bem o momento da "explosão" de mais um escândalo nas relações com a Rússia. 

6 comentários:

PortugueseMan disse...

Se a Geórgia não fôr aparecendo de vez em quando na imprensa, desaparece do mundo das notícias.

E será que a Rússia precisa de tanta gente na Georgia? Para quê? Com aquele presidente no poder, a Rússia não precisa de mais nada.

A Geórgia está completamente fora do baralho, não será discutida a questão do acesso à NATO, a questão do território não terá volta, que deu origem a um imbróglio quanto às relações internacionais, etc.

A única boa notícia para a Geórgia é o facto de saber que daqui a dois anos vai um republicano para o poder, e podem fantasiar com algum tipo de ajuda. Mas que será impossível, porque o oponente é a Rússia.

A Geórgia está completamente neutralizada. Está simplesmente a tentar pôr-se em bicos de pés, no mundo dos grandes.

MSantos disse...

"A Geórgia está completamente neutralizada. Está simplesmente a tentar pôr-se em bicos de pés, no mundo dos grandes."

Mas tenho cá um feeling que ainda vai dar muitas dores de cabeça aos russos.

Cumpts
~Manuel Santos

Jest nas Wielu disse...

Se planeou bem a data de divulgação da informação, significa que tem as pessoas intelectualmente capazes e inteligentes que conduzem semelhantes operações em tempo útil. Recentemente publiquei uma entrevista com Ivane Merabishvili, ele sabe muito bem como vencer poderá bater o adversário mais poderoso, mas mais limitado intelectualmente. Em soma, mais uma vitória georgiana.

Jest nas Wielu disse...

Vídeo dos espiões:
http://www.rferl.org/content/
Georgia_Says_13_Alleged_Russian_Spies_Arrested/2211508.html

Wandard disse...

"Mas tenho cá um feeling que ainda vai dar muitas dores de cabeça aos russos."

É provável, mas nada cuja solução não esteja ao alcance de um dedo.

Jest nas Wielu disse...

Filme documental (com elementos de reconstrução) “Enveri”, sobre o desmantelamento da rede dos espiões russos na Geórgia (em 4 partes):
http://www.youtube.com/watch?v=
cRU9km7In4M
http://www.youtube.com/watch?v=
Gfazo2uY4jU
http://www.youtube.com/watch?v=
HELCyIoGDi8
http://www.youtube.com/watch?v=
25lwPOIh7VI