terça-feira, novembro 02, 2010

Documentários portugueses exibidos em várias cidades russas




Dois documentários da realizadora portuguesa Sílvia Firmino foram exibidos em várias cidades russas, tendo sido bem recebidos pelos espetadores.
O documentário “Queria ser” foi exibido em Perm, na região dos Urais, no âmbito do festival de cinema documental, evento integrado nas comemorações do Dia da Europa nessa cidade.
Este filme, que foi galardoado em 2008 com o prémio da Melhor Estreia no Festival Internacional de cinema documental Doc Lisboa, é um retrato da vida de 10 crianças no contexto da aprendizagem, seus anseios, ambições, numa escola do interior de Portugal.
O “Queria ser” foi também exibido no Cineclube Fanton e no lendário Instituto de Cinema VGIK de Moscovo, tendo esta última sessão contado com a presença de 50 estudantes de realização de documentários.
O filme participou igualmente no festival do Cinema Europeu de Kalininegrado, registando forte interesse por parte do público.
Outro filme da mesma realizadora, “Gosto de Ti Como És”, premiado em 2005 no DocLisboa (Melhor Filme Português), e no Festival Internacional da Sardenha, com o prémio do melhor filme realizado no espaço mediterrâneo no mesmo ano, foi também exibido em Kalininegrado.
Este documentário, que foca o pequeno cosmos da preparação do grupo da Bica para as Marchas de Lisboa, foi mostrado também em Moscovo, numa sessão organizada pela escola português.ru, instituição privada que divulga a língua de Camões na capital russa.
Algumas das sessões decorreram com a presença e participação de Sílvia Firmino, que ficou surpreendida com o interesse demonstrado pelos espetadores russos.
“Para mim foi uma experiência única, fantástica. Fiquei surpreendida não só pelo interesse das pessoas em ver os filmes, mas também pela forma como participaram nas discussões depois da exibição”, declarou ela à agência Lusa.

3 comentários:

Pippo disse...

A miúda da primeira foto é lindíssima! :o)

MSantos disse...

Então e o artigo?

Não comenta o artigo, Pippo?

:o)

Cumpts
Manuel Santos

Pippo disse...

Hã? Artigo??? Ah, não tinha reparado...!

:O)