terça-feira, dezembro 21, 2010

Músicos portugueses actuam em São Petersburgo





Cerca de 600 pessoas assistiram ao concerto da Orquestra Sinfónica Cappela de São Petersburgo, dirigida pelo maestro português João Tiago.
A primeira parte do concerto foi preenchida por obras de compositores portugueses: "Abertura da ópera L'amore industrioso" de João de Sousa Carvalho (1745-1798); Sinfoneta de Fernando Lopes-Graça (1906-1994); "Abertura de "Dona Inês de Castro"" (1868-1948.
A segunda parte começou com "Concerto para violino e orquestra do compositor latino-americano Lucas Maramiliu (1986)". A orquestra acompanhou o violionista português Álvaro Pereira, aluno do Conservatório de São Petersburgo, que foi muito aplaudido.
O espectáculo terminou com a Sinfonia Nº 9 do compositor russo Dmitri Chostokitvh (1906-1975).
O espectáculo foi organizado pelo Instituto Camões e pela Embaixada de Portugal na Rússia, tendo tido o apoio da TAP.

6 comentários:

Pedro disse...

Boa noticia. Não conheço os musicos portugues, mas sei que a Russia é uma "Super-Potência Musical" se assim se pode chamar. É uma fonte inesgotável de talento, desde o primeiros compositores classicos, grandes cantores, tenores, Grupos de musica Folk, Coros Sublimes, Balailaicas etc.

Alguém aqui já viu o Filme "O Concerto" ?
O que acharam?
Eu gostei bastante. O Actor principal, Russo está excelente.
Se fosse Americano ou Britânico era considerado um deus do cinema.

Jest nas Wielu disse...

Shchedryk: a canção ucraniana de Natal

A canção tradicional ucraniana de Natal, Shchedryk, mais conhecida internacionalmente como “Carol of the Bells” é a melodia ucraniana mais popular ao nível mundial.

A melodia se tornou conhecida graças ao Mykola Leontovych que em 1916 escreveu a música baseada na canção popular ucraniana de Natal. Em Outubro de 1921, o Coro Nacional da Ucrânia cantou esta música no Carnegie Hall. E em 1936, outro ucraniano, Peter J. Wilhousky escreveu o texto em inglês para a rádio NBC, baseado na melodia do Leontovych. A canção se chamava Carol of the Bells.

20 variações da música:
http://kotyhoroshko.livejournal.com/387969.html

Florinda Pereira disse...

Parabéns aos Músicos Portugueses.
Parabéns violinista Álvaro Pereira. É verdade que o trabalho compensa.
Beijinho. Florinda Pereira

Florinda Pereira disse...

Parabéns Álvaro Pereira.
Avô e Avó Pereira gostaram muito de ter visto as imagens. Ficaram muito orgulhosos.
Beijinhos

Rafa disse...

Parabéns a todos os Portugueses que estão na Rússia a encher de orgulho a sua carreira e o seu país, em especial ao violinista Álvaro Pereira :)

Cumprimentos a todos

Rafa disse...

Parabéns a todos os Portugueses que estão na Rússia a encher de orgulho a sua carreira e o seu país, em especial ao violinista Álvaro Pereira :)

Cumprimentos a todos