terça-feira, dezembro 21, 2010

Opositores do Presidente Lukachenko continuarão na prisão

Cerca de 600 opositores, que se manifestaram domingo contra a reeleição do Presidente bielorrusso Alexandre Lukachenko, foram condenados a penas de prisão de 5 a 15 dias, disse hoje o chefe da polícia de Minsk citado pela agência Interfax.
“Foram tomadas decisões judiciais em relação a mais de 580 pessoas que participaram nos protestos em Minsk. Fundamentalmente, foram aplicadas penas entre os 5 e os 15 dias de prisão”, explicou Leonid Farmaguei.
Segundo Farmaguei, “numerosas pessoas foram postas em liberdade, entre elas os menores e pais com dois filhos ou mais”, sendo libertados também “cidadãos estrangeiros, entre os quais estavam jornalistas”.
A rádio Eco de Moscovo avançou, no entanto, que pelo menos um fotógrafo de um jornal de São Petersburgo se encontra ainda detido.
O ministro da Justiça da Bielorrússia, Victor Golovanov, admitiu hoje a possibilidade de interditar os partidos que participaram nos distúrbios de 19 de dezembro.
“Se o partido ou a organização social decidiram participar nos distúrbios em massa, iremos avaliar a sua liquidação”, disse à agência Ria-Novosti.
Alguns dos candidatos a Presidente da Bielorrússia que participaram na manifestação de domingo tinham recebido o apoio público de vários partidos.
O Presidente Lukachenko anunciou na segunda-feira que 639 opositores tinham sido detidos durante a manifestação.
“Não sabem com quem se meteram. Eu não me irei esconder numa cave. Por isso, vamos pôr fim a isto. Não haverá mais democracia sem sentido. Não deixaremos dilacerar o país”, frisou.
O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, felicitou Alexandre Lukachenko pela vitória nas eleições presidenciais de domingo, considerando-a “mais uma página dourada da brilhante história de um grande povo”, informou hoje a agência ISNA.
“Estas eleições foram mais uma página dourada da brilhante história do grande povo bielorrusso e mostrou o seu apoio aos Vossos planos. Espero que, durante o novo mandato, os nossos laços bilaterais crescentes se reforcem ainda mais e as nossas relações bilaterais se alarguem o máximo possível”, considera o líder iraniano.
Na véspera, Alexandre Lukachenko recebeu as felicitações do dirigente da Venezuela, Hugo Chavez.
“A Bielorrússia é um bastião da dignidade e da prosperidade na Europa, que se encontra em convulsões devido à avareza ilimitada do capital transnacional”, considerou Chavez.

2 comentários:

xicoribeiro disse...

Todos os tres comportam-se como tiranos fascistas e não há nada que os recomende pela forma repressiva e intolerante como se portam na sociedade.

Jest nas Wielu disse...

Os funcionários da página http://www.charter97.org/en/news/ continuam na prisão da KGB...