"Durante a Guerra Civil Russa, os Aliados, apostados em combater os bolcheviques e a sua ideologia, apoiaram militarmente as forças “Brancas”.
Para além das intervenções com forças militares, nomeadamente em Arkhangelsk, franceses e britânicos forneceram aos “Brancos” equipamento militar diverso, de entre o qual de destacavam os novos tanques pesados Mk V, de último modelo, que foram postos ao serviço na zona Norte e sobretudo, na zona Sul, a apoiar os exércitos sob o comando de Denikin e Wrangel
O exemplar agora recuperado é um dos poucos exemplares sobreviventes dos tanques britânicos Mk-V que actuaram durante aquele período.
Este tanque troféu foi capturado pelas tropas soviéticas na frente Sul durante a Guerra Civil. Em 1940 ele foi colocado no pátio de um museu, na Pavlin Vinogradov Prospekt, em Arkhangelsk. No entanto, no início dos anos 70 o edifício do museu foi demolido e o troféu lendário permaneceu no mesmo lugar.
Em Dezembro de 2006
o Mk V foi retirado de Arkhangelsk para trabalhos de restauração na empresa de reparações navais “Star”, em Severodvinsk. Pelas características do veículo (MK-V com canhões de 57mm e metralhadoras Hotchkiss), poderemos presumir que este exemplar poderá ter feito parte do 3º destacamento de tanques do exército de Wrangel, do qual faziam parte os seguintes veículos:
· «Marechal de Campo Kutuzov»
· «Generalíssimo Suvoroff»
· «General Skobelev»
· « Marechal de Campo Potemkin»
· «Za Rus Sviatuu» (Pela Santa Rússia)
· «Za Veru i Rodinu» (Peta Fé e pela Pátria)
Após um cuidadoso trabalho de restauração que incluiu a desmontagem do veículo, peça por peça, e sua limpeza de ferrugem e terra, acumuladas durante anos, o Mk V ficou finalmente pronto.
Sem comentários:
Enviar um comentário